terça-feira, 31 de julho de 2012

PAPO FITNESS: MUSCULAÇÃO FEMININA POR ÁDILLA CONSUELO


Ola querido leitores, faz tempo que não apareço por aqui, mas prometo não demorar tanto com as minhas matérias, hoje eu venho falar de uma atividade física  que é minha paixão, a MUSCULAÇÃO.

O que é a MUSCULAÇÃO?

A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios. Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.

Hoje eu vou escrever especialmente para as meninas, para que conheçam os benefícios dessa modalidade.
Cada vez é mais comum notar a presença de mulheres nas salas de musculação das academias. Alguns conceitos errôneos, como o de que a musculação torna o corpo masculinizado, acabavam afastando as mulheres deste tipo de atividade.
Hoje existe a consciência de que é possível praticar a musculação e manter uma silhueta delicada e feminina.
Algumas pessoas acreditam que o treino para mulheres deve ser diferente ou até que não devem de jeito nenhum treinar com pesos, outros acham que isto é um tipo de preconceito, pois o treino para homens e para mulheres não deve diferir em nada.
O segredo é não exagerar. Quando praticada de forma correta e com a orientação de um profissional, a musculação só trás benefícios. Ela ajuda a emagrecer e queimar as calorias, em um treino leve de é possível eliminar cerca de 300 kcal. Além disso, a prática dos exercícios tonifica a musculatura, combate a flacidez e melhora a postura.
A tonificação muscular é um processo gradual e sua velocidade dependerá da consistência do treino. Uma pessoa que inicia um programa de treinamento deve levar o seu programa a sério, mantendo a regularidade correta dos treinos.


Com a prática da musculação ocorre o aumento da massa magra e o aumento da taxa de queima da gordura corporal. A musculação também combate o colesterol ruim e aumenta o bom colesterol. A prática dos exercícios também propicia que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes, auxiliando em tratamentos de osteoporose.
A musculação para mulheres não vai torna-la extremamente musculosa e masculina, pois mulheres não produzem a quantidade necessária de testosterona, o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos. As halterofilistas não ficam com o corpo extremamente musculoso por acaso, para chegar ao mesmo resultado é preciso uma rotina de treinos intensa.
Espero que essas dicas ajudem vocês a estabelecerem novas metas e motive vocês a correrem atrás dos seus objetivos! 
Beijinhos & Bom Treino 
 “As informações e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e outros especialistas.”


2 comentários:

Rui Pereira disse...

Uma dieta saudável é muito importante também como o treino de musculação feminina. Uma alimentação equilibrada e variada evita o cansaço durante o treino, bem como dá uma recuperação mais saudável depois do treino. A nutrição é muito importante para o desempenho durante as actividades físicas.

2 de maio de 2013 às 09:23
curtidas disse...

Muito bom esse post vai me ajudar bastante 2014 vida nova !

30 de dezembro de 2013 às 15:12

Postar um comentário