domingo, 15 de julho de 2012

FESTIVAL DE PIPAS CONQUISTA ADULTOS E CRIANÇAS NA CAPITAL

De uma coisa lembro: as pipas exibidas rodavam no céu. Roxas, amarelas, xadrezes. Caíam como véu. Nos telhados alheios. Nunca no meu. Garotos descalços, sujos e suados se juntavam para empinar suas pipas”. Essas são as lembranças da poetiza Samira Assis sobre alguns momentos de sua infância. Certamente as pipas coloridas passeando por um céu de brigadeiro, completamente ensolarado, vão continuar memória de muitas crianças do Tocantins.
A manhã deste sábado, 14, é prova disso. Quem foi à Praça dos Girassóis, que é a maior praça pública da América Latina e o centro geodésico do Tocantins, viu centenas de crianças correndo alegres para levar ao ar pipas coloridas que representavam a alegria de estar ali. Era a segunda edição do Festival Tocantinense de Pipas sendo realizado.
O evento, que é promovido pela Sejuves – Secretária da Juventude e dos Esportes a pedido do Governador Siqueira Campos, tem como objetivo principal resgatar brincadeiras que propiciem a união e a sociabilidade das crianças bem como a união com a família. Os pais aprovam e incentivam o festival que, para muitos deles, traz à tona recordações da infância e da juventude.
Este é o caso do administrador José Ricardo Fonseca, 48, que disse que o Festival de Pipas faz transbordar emoções guardadas há vários anos no coração. “Recordo uma época muito boa em que meu pai, que já é falecido, nos ensina a montar as pipas e nos incentivava a empiná-las como forma de diversão”, relembrou.  Ricardo destacou ainda que a realização do Festival de Pipas é um importante incentivo para a retomada de brincadeiras saudáveis que exploram a criatividade e o companheirismo das crianças.
Com todo esse encantamento e boas recordações, Ricardo acordou cedo e levou para a Praça dos Girassóis seus três filhos: as meninas Maria Eduarda, 8 anos; e Maria Luiza, 6 anos e o menino Carlos Eduardo, 10 anos. O trio, que demonstrou ter pouca habilidade com a construção e com a arte de empinas as pipas, estava empolgado. “ É um pouco difícil, mas é legal”, disse Carlos Eduardo.
A competição
O Festival de Pipas premiou algumas categorias com valores que foram de R$ 70,00  para os terceiros lugares a R$ 230,00 para os primeiros lugares. De acordo com a organização, a premiação foi uma forma encontrada para  incentivar a participação das crianças.
Os participantes foram divididos em três  categorias, que eram marcadas pela idade:  5 a 9 anos; 10 a 13 anos e 14 a 17 anos. De cada grupo foram escolhidos os três melhores. Um grupo de jurados avaliou o tamanho da pipa, beleza e harmonia com que ela deslizava pelo céu, a habilidade do competidor e a criatividade nas manobras e na criação do brinquedo. Cada grupo tinha cinco minutos para manter a pipa no céu, durante a  avaliação dos jurados.
Na categoria de 5 a 9 anos, o primeiro lugar ficou com Vinicius Coelho de Souza, que competiu com o número 74. Quem conquistou o segundo lugar foi a pipa número 59, que foi comandada por Robson Siqueira da Silva. E o terceiro lugar ficou com Vitor Gabriel Monteiro, que usava o número 94.
Entre os competidores de 10 a 13 anos, o primeiro lugar foi conquistado por Kelson Júnior Moreira, número 58. O segundo lugar foi obtido por Maikon Jordan Belchior Oliveira, que competiu com o número 42 e o terceiro lugar ficou com Adael Sergio Monteiro, com a pipa 49.
Na categoria 14 a 17 anos, o jovem Breno Moreira de Andrade, que competiu com a pipa número 69, foi o vencedor. O segundo lugar ficou com Geovane Lopes Gomes, que usava o número 35. O terceiro lugar ficou com Luiz Felipe Teixeira de Carvalho, que competiu com o número 102.
Além disso a pipa número 70, de Kaio Zaqueu de Sousa foi eleita como destaque do Festival.
(Fonte:ASCOM/SEJUVES)

0 comentários:

Postar um comentário