sexta-feira, 27 de julho de 2012

CONFIRA A TABELA E NORMAS DA SEGUNDA DIVISÃO TOCANTINENSE

A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) divulgou nesta sexta-feira, dia 27 de julho, a tabela do Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão. Serão oito equipes divididas em dois grupos de quatro equipes: Grupo A:Araguaína, Paraíso, Escola Paraíso e Imagine - Grupo B: Palmas, São José, Força Jovem (Lavandeira) e Atlético Cerrado (Paraíso). As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam para as semifinais. A primeira rodada acontecerá no dia 22 de setembro com os seguintes jogos: Imagine x Escola Paraíso - Estádio Nilton Santos e Atlético Cerrado x São José “ Pereirão. No dia 23, a primeira rodada será completada com os seguintes jogos: Palmas x Força Jovem (18h15), no Estádio Nilton Santos e Paraíso x Araguaína, no Estádio Pereirão.

A competição terá a participação de três equipes da Capital, Imagine, Palmas e São José e outras três de Paraíso: Paraíso Futebol Clube, Atlético Cerrado e Escola Paraíso, além do Força Jovem de Lavandeira e Araguaína.
Regulamento
Na 1ª fase
as equipes serão divididas em 02 (dois) grupos com 04 (quatro) equipes cada, denominados grupos A e B onde as equipes jogarão entre si, conforme tabela, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo e somatória de pontos, classificando-se para 2ª fase, as 02 (duas) associações que somar o maior número de pontos ao final da 1ª fase em cada grupo para disputarem a 2ª fase.
Na 2ª fase 'semifinais' as equipes classificadas na 1ª fase, serão divididas em 02 (dois) grupos com 02 (duas) equipes cada, denominados grupos C e D onde as equipes jogarão entre si, conforme tabela, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se para a 3ª fase as vencedoras de cada grupo da 2ª fase.
Na 3ª fase “final” as equipes vencedoras da 2ª fase, decidem dentro do grupo E em jogos de ida e volta, conforme tabela, o título da competição, onde a equipe que somar o maior número de pontos será declarada Campeã Estadual, e a outra será a Vice Campeã e estarão automaticamente classificadas para disputar o Campeonato Tocantinense de Futebol Profissional da 1ª Divisão em 2013.
Grupo A:Araguaína, Paraíso, Escola Paraíso e Imagine
Grupo B: Palmas, São José, Força Jovem (Lavandeira) e Atlético Cerrado (Paraíso)
Os jogos do Araguaína Futebol e Regatas, poderão sofrer alteração dependendo de sua classificação no Campeonato Brasileiro da Série “D”.
(Fonte:www.aloesporte.com.br)

Tabela do Campeonato Estadual Profissional da 2ª Divisão - Edição 2012
Os jogos do Araguaína Futebol e Regatas, poderão sofrer alteração dependendo de sua classificação no Campeonato Brasileiro da Série “D”.
Tabela da Primeira Fase
Dia 22.09.12 Sáb
18h15
-  Imagine  x Escola Paraíso – Estádio Nilton Santos
18h15 - Atlético Cerrado  x  São José  - Estádio Pereirão
Dia 23.09.12 Dom
18h15 -
  Palmas xX  Força Jovem - Estádio Nilton Santos
18h15 – Paraíso x  Araguaína – Estádio Pereirão
       
Dia 30.09.12 Dom
16h00 -
  Força Jovem  x  Atlético Cerrado – Cidade de Lavandeira
18h15 - Escola Paraíso  X  Paraíso - – Estádio Pereirão
18h15 - Araguaína  x  Imagine  - Estádio Mirandão
18h15 - São José  x  Palmas - Estádio Nilton Santos
       
Dia 05.10.12 6ª Feira
16h00
- Escola Paraíso  X  Araguaína – Estádio Pereirão
16h00 -  São José  X  Força Jovem – Estádio Nilton Santos
20h15 -  Atlético Cerrado  x  Palmas - Estádio Pereirão
20h15 - Imagine  X  Paraíso  - Estádio Nilton Santos
Dia 14.10.12 Dom
16h00
- Força Jovem  X  São José  - Cidade de Lavandeira
“18h15 -  Araguaína  X  Escola Paraíso – Estádio Mirandão
18h15 - Paraíso  X  Imagine  - Estádio Pereirão
18h15  - Palmas  X  Atlético Cerrado-  Estádio Nilton Santos
       
Dia 20.10.12 Sáb
18h15
- Paraíso x Escola Paraíso - Estádio Pereirão
18h15 - Imagine x Araguaína - Estádio Nilton Santos
Dia 21.10.12 Dom
18h15
- Palmas x São José - Estádio Nilton Santos
18h15 - Atlético Cerrado x Força Jovem - Estádio Pereirão
       
Dia 28.10.12 Dom
16h00 -
Araguaína x Paraíso - Estádio Mirandão
16h00 - Escola Paraíso x Imagine - Estádio Pereirão
16h00 - Força Jovem x Palmas - Cidade de Lavandeira
16h00 - São José x Atlético Cerrado - Estádio Nilton Santos

Normas Especiais

CAPÍTULO  I   -   DA  DENOMINAÇÃO,  PARTICIPAÇÃO  E  OBJETIVO
Artigo  1º)  O IV Campeonato Tocantinense de Futebol Profissional da 2ª Divisão, Edição 2012, será dirigido oficialmente pela Federação Tocantinense de Futebol e tem como principal objetivo possibilitar a oportunidade de trabalho aos atletas profissionais do Estado, evitando desemprego e mudanças para outros centros do Brasil.  Nesta competição poderão participar as Associações profissionais, relacionadas na tabela, (anexo II).

CAPÍTULO II   -  DOS  TÍTULOS,  TROFÉUS  E  PREMIAÇÕES
Artigo  2º)  Será oferecida a seguinte premiação:
A) Ao Campeão: Troféu, Medalhas e Direito de integrar o Campeonato Tocantinense da 1ª Divisão em 2013.
B) Ao Vice Campeão: Troféu e Direito de integrar o Campeonato Tocantinense da 1ª Divisão em 2013.
C) Ao Artilheiro: Medalha.
D) Ao Melhor Goleiro: Medalha.
E) Ao Melhor Jogador da competição: Medalha.
CAPÍTULO  III   -  DA  CONDIÇÃO  DE  JOGO  DOS  ATLETAS
Artigo 3º)  cada associação deverá inscrever no mínimo 16 atletas profissionais, com idade mínima de 16 anos completos, sendo que os mesmos, inclusive os amadores, só adquirem condições de jogo após a entrada da documentação necessária para registro junto a FTF e CBF de 2ª a 5ª feira das 14:00 às 18:00 horas, encerrando o prazo para inscrições de atletas antes do início da 2ª fase.
Parágrafo 1 - Após a entrada da documentação do atleta na FTF os clubes deverão observar se o nome dos mesmos constam no BID (Boletim Informativo Diário da CBF), caso contrário o atleta inscrito não terá condições de jogo.
Parágrafo 2 - As equipes poderão inscrever atletas amadores que não tenham completado 20 (vinte) anos, porém somente 05 (cinco) atletas poderão ser relacionados para cada partida.
Parágrafo 3 - Em cada partida as Associações poderão relacionar Até 18 atletas, 01 técnico, 01 preparador físico, 01 massagista e 01 médico, 40 minutos antes do início da partida.
Parágrafo 4 - Em Hipótese alguma será permitido a participação de atletas profissionais que não estejam de acôrdo com o disposto nos Artigos 20 a 31 e seus parágrafos do Regulamento Geral.
Parágrafo 5 – As associações não poderão utilizar nesta competição atletas amadores, após completar 20 (vinte) anos.
Parágrafo 6 - A regularização, bem como a condição de jogo dos atletas, em todos os sentidos, é de responsabilidade única e exclusiva das associações.
Artigo 4º)   Será OBRIGATÓRIO “Antes do início de cada partida”, ou seja, na hora de assinar a súmula, a apresentação da Carteirinha emitida pela  FTF. No caso de perda ou extravio da mesma, o atleta poderá se identificar com a Cédula de Identidade, porém atuará sob suspeita, até a F.T.F. verificar sua inscrição.
Artigo 5º)  A equipe que utilizar ou relacionar atletas irregularmente inscrito perderá os pontos da partida, além da multa prevista no Artigo 214 do CBJD.
Artigo 6º)  Nenhuma Associação poderá iniciar ou reiniciar uma partida com um número inferior a 07 atletas.  Neste caso a Associação que não reunir condições de jogo, será considerada perdedora pelo placar de 3 a 0 em favor do seu adversário 'caso esteja empatando ou vencendo a partida'.  Se tiver perdendo por um placar superior a 3 a 0, prevalece o resultado do momento da paralisação.
Artigo 7º)  Cada Associação poderá fazer até 03 (três) substituições em cada partida.
 CAPÍTULO  IV   -   DA  FORMULA  DE  DISPUTA
Artigo 8º)  O Campeonato será disputado em 03 (três) fases de acôrdo com os parágrafos constantes deste artigo.
1) Na 1ª fase as equipes serão divididas em 02 (dois) grupos com 04 (quatro) equipes cada, denominados grupos A e B onde as equipes jogarão entre si, conforme tabela, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo e somatória de pontos, classificando-se para 2ª fase, as 02 (duas) associações que somar o maior número de pontos ao final da 1ª fase em cada grupo para disputarem a 2ª fase.
2) Na 2ª fase 'semifinais' as equipes classificadas na 1ª fase, serão divididas em 02 (dois) grupos com 02 (duas) equipes cada, denominados grupos C e D onde as equipes jogarão entre si, conforme tabela, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se para a 3ª fase as vencedoras de cada grupo da 2ª fase.
3) Na 3ª fase “final” as equipes vencedoras da 2ª fase, decidem dentro do grupo E em jogos de ida e volta, conforme tabela, o título da competição, onde a equipe que somar o maior número de pontos será declarada Campeã Estadual, e a outra será a Vice Campeã e estarão automaticamente classificadas para disputar o Campeonato Tocantinense de Futebol Profissional da 1ª Divisão em 2013.
4) As equipes iniciarão todas as fases com zero ponto.
5) Cada vitória soma 03 pontos, empate 01 ponto, derrota zero ponto.

DESEMPATE
Artigo 9º)  Os critérios de desempate adotados no final da 1ª fase, no caso de empate em pontos ganhos entre duas ou mais Associações pela ordem serão os seguintes:
1) Maior Número de Vitórias.
2) Melhor Saldo de Gols.
3) Maior Número de Gols Pró.
4) Confronto Direto 'somente entre 02 (duas) Associações'.
5) Menor Número de Gols Sofrido.
6) Sorteio na sede da F.T.F.
Parágrafo Único – Na 2ª fase, no caso de empate em pontos ganhos e saldo de gols, ao final da partida de volta, será declarada vencedora, a equipe que tiver melhor índice técnico em toda a competição.

MANDO DE CAMPO
Artigo 10)  O mando de campo das partidas, da 1ª e 2ª fase, obedecerá ao constante da tabela denominada como anexo  II, e na 3ª fase o mando de campo do jogo de volta será da equipe que tiver o melhor índice técnico em toda a competição.
DO ACESSO PARA 1ª DIVISÃO
Artigo 11) As 02 (duas) associações Finalistas da 2ª Divisão 2012, terão acesso automático para a 1ª Divisão em 2013.

CAPÍTULO  V   -   DAS  DISPOSIÇÕES  FINAIS
Artigo 12) Os Estádios utilizados pelas Associações participantes, próprio ou conveniado, poderão ser vistoriados pela FTF, levando-se em consideração as exigências técnicas e de segurança reguladas em Lei.
Parágrafo Único – As associações participantes deverão providenciar os laudos da vigilância sanitária, polícia militar, corpo de bombeiros e LVE – Laudo de Verificação de Engenharia dos estádios onde mandarão seus jogos antes do início da competição.
Artigo 13)  A equipe mandante terá que providenciar, com antecedência, a marcação do campo, colocação das redes, banco de reservas, mesa para o representante, policiamento, ambulância, 02 (duas) bolas novas de marcas tradicionais, 06 (seis) gandulas para a reposição de bola e 02 (dois) maqueiros.
Parágrafo Único) - Em todas as partidas as Associações mandantes deverão utilizar seu uniforme nº 1. Caso haja coincidência de uniformes, 'salvo acôrdo' entre as Associações, a visitante trocará de uniforme.

Artigo 14)  Os árbitros não deverão iniciar ou prosseguir uma partida se não for oferecida a segurança necessária para o trio de árbitros, representantes e atletas.
Artigo 15)  Os casos de indisciplinas serão processados e julgados pelas Comissões Disciplinares do Tribunal de Justiça Desportiva de acôrdo com o C.B.J.D.
Artigo 16)  O prazo de tolerância em caso de atraso será de no máximo 20 minutos.
Artigo 17)  Caso uma ou mais associação abandone ou seja excluída, durante a competição, registra-se o placar de 3 a 0 para seus adversários que já o enfrentaram, e para os adversários que por ventura iriam enfrentar posteriormente.
Artigo 18)  No caso de abandono ou exclusão de alguma associação, antes do início da competição a mesma ficará impedida de participar dos eventos promovidos pela  F.T.F. pelo período de 02 (dois) anos consecutivos. Caso a desistência for após o início da competição, a mesma ficará impedida de participar dos eventos pelo período de 03 (três) anos consecutivos, além de pagamento de multa no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
Artigo 19) O pagamento das despesas de arbitragem e do exame anti-doping, se houver, serão efetuados imediatamente após a realização das partidas através do borderô de renda e se por ventura a renda não for suficiente a associação mandante providenciará o complemento imediatamente.
Parágrafo Único - O não pagamento da taxa de arbitragem e dos recolhimentos previstos, sujeitará a exclusão imediata da equipe mandante, através de medida administrativa, além da pena prevista no artigo 18 das Normas, independente de julgamento da Justiça Desportiva.
Artigo 20) A renda líquida das partidas de toda a competição será da equipe mandante do jogo, após deduzidas as despesas da renda bruta, conforme disposto no Regulamento Geral das competições da FTF como segue:
a) 5% do INSS;
b) 10% da FTF;
c) 20% do INSS sobre a taxa de arbitragem;
d) Despesas com arbitragem, delegados e exame anti-doping.
Artigo 21) A responsabilidade pela emissão dos ingressos será da Federação Tocantinense de Futebol.
Parágrafo Único – O preço dos ingressos será a critério da associação mandante que deverá informar a FTF 72 horas do início da competição para aprovação.
Artigo 22) As despesas com o quadro móvel para realização das partidas correrá por conta da associação mandante do jogo.
Artigo 23)  As Associações que derem origem para atraso no início ou reinicio das partidas, serão penalizadas de acôrdo com o Artigo 206 do CBJD.
Parágrafo Único - Caberá ao árbitro da partida, em seu relatório especificar as Associações responsáveis pelos atrasos para início e reinicio das partidas, bem como os minutos imputados a cada infratora.
Artigo 24)  Estas Normas fazem parte do Regulamento Geral das competições promovidas pela FTF.
Artigo 25) Os casos omissos ou que venham a gerar dúvidas, serão resolvidos pelo departamento técnico da FTF.
(Fonte:www.aloesporte.com.br)

2 comentários:

Donnywan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quem quiser ver a tabela do campeonato brasileiro, o site está aqui:
http://www.oterrordomirandao.com/campeonato-tocantinense/

29 de julho de 2012 às 16:37

Postar um comentário