quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ASSEMBLEIA VAI DEFINIR FUTURO DE TEIXEIRA E DA CBF

Presidente marca Assembleia e anuncia “guerra” contra Federações que ameaçarem seu posto…
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, deu neste sábado uma demonstração de que não perdoará os presidentes de federações que almejarem seu posto. Ele convocou Assembleia Geral Extraordinária para o dia 29, às 15h, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, justamente a data escolhida pelos rebeldes para realizar o mesmo encontro.
“Ele não nos daria o gostinho de convocarmos a Assembleia. Ele meteu um golpe, nos deu uma rasteira, mas as federações estarão unidas”, disse ao LANCENET! o presidente de uma das federações rebeldes, que pediu anonimato, com medo de represálias por parte do presidente da CBF. A queda de braço com Teixeira teve início após o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, e o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, articularem para impedir que o vice-presidente da CBF José Maria Marin assumisse o posto, caso Teixeira renunciasse.Alinhados ao desejo de Novelletto e Lopes na convocação de uma nova eleição, caso Teixeira deixasse o comando da CBF, também estavam as Federações da Bahia, Paraná e Santa Catarina.
BRIGA PELO PODER- Renúncia
A possibilidade de renúncia de Ricardo Teixeira do cargo de presidente da CBF dá início a uma disputa pelo poder dentro da entidade. Pelo estatuto da CBF, caso o seu presidente renuncie, assume o vice-presidente (do total de cinco) mais idoso. Atualmente, o cargo seria do paulista José Maria Marin.CBF Paulista Além de Marin, o comando da CBF ficaria nas mãos de Marco Polo Del Nero e Andrés Sanchez, também paulistas.Federações se unem Com o receio de São Paulo passar a comandar a CBF, as Federações de Futebol do RJ, RS, BA, PR e SC se unem por novas eleições na entidade, com a saída de Teixeira.
A ameaça Federações se queixam de retaliações por parte da CBF, como o corte da verba mensal dada a elas (R$ 30 mil).Mas o contra-ataque de Teixeira começou neste sábado, quando, além de ameaçar cortar ajuda de custo de quem se rebelasse, ele enviou às federações a convocação da Assembleia Geral por email ou fax. De acordo com o documento, os temas previstos para o encontro são: “tomar ciência da exposição a ser apresentada pelo senhor presidente relativa a assuntos de interesse da entidade e de suas filiadas; discutir e deliberar sobre reforma parcial do estatuto da CBF conforme proposta apresentada pela presidência; interpretar preceitos do estatuto e outros assuntos de interesse da entidade.
”Pelo menos até a realização da Assembleia Geral, Teixeira permancerá à frente da CBF. Afinal, na sexta-feira, mesmo fora do país, o dirigente publicou um comunicado no site da entidade, onde escreveu: “O presidente Ricardo Teixeira retomará as atividades que constam da sua agenda de trabalho na CBF após o Carnaval”.
COM A PALAVRA RUBENS LOPES- Presidente da Federação de Futebol do Rio “Apoio integralmente nova eleição na CBF. Não tive e ainda não me foi dada a oportunidade de conversar com o presidente Ricardo Teixeira sobre sua eventual saída do cargo de presidente da CBF.  Espero poder conversar com o presidente a respeito disto que tem acontecido. Por enquanto, tudo o que sei são as notícias que estão sendo divulgadas e veiculadas por meio da imprensa.Estatutariamente, o José Maria Marin, por ser o vice-presidente mais idoso da Confederação,  tem legitimidade para assumir o cargo caso haja a saída do Ricardo do cargo, e sob esse aspecto não há discussão alguma.Mas apoio integralmente a realização de uma nova eleição na CBF. A prorrogação do mandato do Ricardo Teixeira até o final de 2014 foi um ato de confiança das federações filiadas, dado exclusivamente a ele e não a qualquer outra pessoa”.
Leia mais no LANCENET!

0 comentários:

Postar um comentário