quinta-feira, 16 de abril de 2015

CAMPEÃ MUNDIAL GESSYCA MORAES, DISPUTARÁ PROVA DE 03 TAMBORES EM GURUPI-TO.

Gessyca Morais em uma competição-
Foto: Arquivo Pessoal
A amazonas tocantinense Gessyca  Moraes da cidade de Paraíso do Tocantins, mais uma mostrará o seu talento na Região Sul do estado. Os amantes da prova dos 03 tambores, da cidade de Gurupi-TO, terá o privilegio de apreciar uma das maiores amazonas e a melhor do estado do Tocantins, em ação  no próximo dia 18 de Abril de 2015 no Rancho Arrat  em   Gurupi -TO. 

Gessyca faz sua estréia no campeonato, pois na primeira etapa, por motivos particulares não esteve presente. Com a ausência na 1° etapa, agora a competidora quer correr contra o tempo e fazer uma boa participação para somar pontos para a seqüência do certame.  ( Veja no final desta matéria  o regulamento da prova dos 03 Tambores. ). Hoje em quase todos os rodeios existem a competição da prova dos três tambores feminina. Esse tipo de esporte   requer, técnica, um bom entrosamento com o animal, e principalmente sintonia e velocidade, pois ganha que faz o percurso num menor curto prazo de tempo. 

Sempre com sorriso nós lábios
Foto: Arquivo Pessoal
Gessyca Moraes: O Tocantins tem o privilégio de ter no estado uma competidora campeã mundial, mesmo assim,  Gessyca não tem o apoio que merece. A maior parte de suas despesas, com viagens, estádia etc, vem do próprio bolso, ou seja, da própria família. Seu pai Gilmar de Oliveira Resende, é um pai-trocinador, além de ser um dos maiores incentivadores da filha, juntamente com toda família. Talvez esteja ai o sucesso dessa linda garota, de sorriso cativante que encanta por onde passa com sua beleza e seu talento. Sua história se confunde entre dois estados, Minas e Tocantins, isso porque, Géssyca e natural de Minas,  por morar no Tocantins a muito tempo também se considera uma tocantinense. 

O Blog Edson Fonseca conversou com Gessyca Moraes que se diz esta confiante numa boa apresentação, " Essa é a minha primeira participação no ano, sendo a primeira no estado, estou pronta para fazer uma boa participação, revelou a amazonas. 

Perfil
Nome completo: Gessyca Moraes Rezende
Apelido: Gessyca Moraes
Cidade onde nasceu: Uberlândia (MG)
Pai: Gilmar de Oliveira Rezende
Mãe: Alcineide Lima Moraes Rezende
Irmão: Murilo Moraaes
Títulos - Mais de 100 
- Campeã Mundial nos Estados Unidos
-Tri-Campeão Tocantinense (2008-2009 e 2010).
-Reservada Campeã de Barretos (Barretão) 2010.
-Terceiro Lugar Campeonato da Brhama 2010.
-Reservada Campeã do Campeonato Crystal Top Teem 2010.
-Ganhadora de 01 moto do circuito de Gurupi-TO 2010.
-Ganhadora de 01 moto do campeonato Tocantinense 2010.
-Ganhadora de 03 motos na III Copa Andre Coelho – Raposa-MA 2011
Profissão: Advogada

Veja abaixo o regulamento da Prova dos 03 Tambores.

A prova traz charme e elegância para dentro da arena, já que é a única com participação feminina. Trata-se de uma corrida contra o tempo, sendo a vencedora a competidora que contornar os três tambores, em um percurso triangular preestabelecido no menor tempo possível.
No lombo de um cavalo ou égua, a amazona percorre o trajeto usando uma sela. A velocidade e o entrosamento com o animal são fundamentais para a boa apresentação.
A contagem do tempo, antes manualmente, é feita por uma fotocélula. Assim que o pescoço no animal cruza a linha imaginária (ponto de partida), o cronômetro é acionado e finalizado com a chegada.
Caso a atleta derrube um dos tambores, são acrescentados cinco segundos no tempo final. As competidoras se apresentam mais de uma vez, sendo a vencedora aquela que obter o menor tempo na somatória.
O juiz tem função de fiscal na modalidade. Após o termino da apresentação, se o animal apresentar qualquer ferimento proveniente do chicote e ou da espora, a peoa é desclassificada.
Na sequência, todas participantes devem ser pesadas, junto com o próprio equipamento (sela e manta) da prova. O peso mínimo exigido é de 65 quilos para que a disputa fique equilibrada. São permitidos enchimentos (mantas extras) para completar o peso.
Acredita-se que a prova iniciou-se como uma forma de ocupar as mulheres enquanto os maridos trabalhavam no campo. Elas selavam os cavalos e cavalgavam nas proximidades das casas. Hoje, os Três Tambores é disputado em quase todos os rodeios.  

0 comentários:

Postar um comentário