segunda-feira, 6 de junho de 2016

GURUPI VENCE PARAÍSO E CHEGA A 10° SEMIFINAIS SEGUIDA NO TOCANTINENSE.

Regís comemorando o gol Foto: Gil Correa. 
 Pela décima vez seguida, o Gurupi Esporte Clube vai disputar a fase semifinal do Campeonato Tocantinense. 
Na edição de 2016, a vaga foi garantida com a vitória sobre o Paraíso pelo placar de 1x0, gol do atacante Régis, aos oito minutos da fase inicial, na partida realizada no estádio Rezendão, neste sábado (4/6), pela décima quarta e última rodada da primeira fase.

A vitória pelo placar mínimo deixou o time na terceira colocação geral com 23 pontos, atrás do Tocantins, que somou 31 com a vitória sobre o rebaixado Palmas por 2x0 e do Interporto, com 25 pontos, após vencer a equipe do Ricanato por 1x0. O outro time rebaixado pela tabela normal é o Tocantinópolis, que ficou na sétima colocação, com os mesmos 16 pontos que o Ricanato, mas com saldo de gols menor – saldo negativo de 4, contra saldo negativo de 1 do clube empresa da Capital. Na quinta posição ficou o Araguaína, com os mesmos 19 pontos que o Paraíso, mas com uma vitória a menos. Ricanato ficou em sexto com 16 pontos, seguido do Tocantinópolis com 16 e na lanterna, o Palmas, que somou apenas 8 pontos em 14 jogos.

Mas o segundo rebaixado para a disputa da Segunda Divisão, ainda no segundo semestre deste ano pode mudar, caso o Araguaína seja julgado e condenado pelo Pleno do Tribunal de Justíça Desportiva do Tocantins, que julgará o recurso do Tocantinópolis, que recorreu do resultado do julgamento da semana passada, da Primeira Comissão Disciplinar, que absolveu por 3x2 o Tourão do Norte,  da denúncia com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que teria registrado na súmula o atleta Gustavo, que estava irregular após ser punido com dois jogos de suspensão, mas relacionado pela comissão técnica do Araguaína no jogo contra o próprio Tocantinópolis, no dia 04 de maio, quando o TEC perdeu por 1x0 para o time araguainense.
Semifinais
As datas serão divulgadas nesta segunda-feira pela CBF, mas os confrontos já estão definidos: Tocantins x Paraíso e Gurupi x Interporto fazem o confronto que vão indicar os dois finalistas deste ano e os representantes das Copas do Brasil, Copa Verde e Série D de 2017.

GURUPI X PARAÍSO
O Gurupi, que iniciou o estadual com muitas dificuldades, cresceu de produção no decorrer da competição e chegou na 14ª rodada precisando de um empate para garantir a 10ª participação seguida nas semifinais do Campeonato Tocantinense. Já o time paraisense precisava da vitória para não ficar dependendo do resultado do jogo que acontecia no mesmo horário no estádio Mirandão em Araguaína, entre o time da casa e o Tocantinópolis.
O trabalho gurupiense foi facilitado pelo gol marcado no início do primeiro tempo, aos oito minutos, pelo artilheiro do Estadual, o atacante Régis, que recebeu lançamento do meia Davi Ceará, matou no peito, driblou o zagueiro e já dentro da área, tocou de esquerda, no canto direito do grandalhão goleiro Anderson, que nada pôde fazer.

Anderson defendeu o pênalti cobrado por Régis,
 mas não impediu a derrota por 1x0 do seu time Foto: Gil Correa. 





Precisando desesperadamente do gol do empate, o Paraíso sentiu o gol sofrido e não se encontrava na partida, deixando espaços para o ataque gurupiense, que funcionava, tendo Davi Ceará em tarde inspirada, colocando toda hora o ataque na frente do goleiro Anderson.
Tanto que aos 15 minutos, o outro atacante, Marcus Vinícius fez um verdadeiro carnaval pela direita do ataque, driblando dois defensores e rolando dentro da pequena área, quase em cima da risca fatal para a conclusão do ala direita Iran. Caprichosamente, a bola tocou em uma saliência do gramado, batendo na canela do ala, que tocou por cima do gol de Anderson, perdendo incrível chance de ampliar.

O Gurupi dominava e mais uma vez, por volta dos 35 minutos, Davi Ceará lançou na cabeça de Marcus Vinicius que cabeceou forte, mas a bola saiu raspando a trave direita de Anderson.
Somente aos 44 minutos, o Paraíso levou realmente perigo ao gol defendido por Mateus. A bola foi alçada na área e o atacante Mata Boi cabeceou, mas Mateus, em grande fase depois que assumiu a titularidade no gol gurupiense, mandou para escanteio, evitando o empate do time azulino, comandado pelo  técnico Léo Goiano.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, o Paraíso voltou melhor distribuído em campo dominando as ações até os 28 minutos, mas não conseguiu traduzir em gols, o domínio territorial. O Gurupi aproveitou-se então dos buracos deixados no meio campo e defesa do adversário e começou a jogar nos contra-ataques, perdendo pelo menos duas chances claras de ampliar, com Maranhão e o próprio Régis.

Quase no final do jogo, Léo Goiano promoveu a entrada do garoto Gené, que fez a sua estreia no Touro Forte, dando esperanças de ajudar o time a empatar a partida. E melhor chance azulina surgiu com Gené, que recebeu lançamento, driblou o zagueiro gurupiense e da entrada da área chutou forte e Mateus conseguiu espalmar para escanteio.
Mas  quem teve a chance capital de fazer foi o Gurupi, na cobrança de penalidade sofrida pelo meia Davi Ceará, derrubado dentro da área pelo zagueiro Hugo. Régis cobrou no canto esquerdo do goleiro Anderson que fez uma grande defesa, impedindo o segundo gol do time gurupiense e o décimo do artilheiro deste ano.

No apito final do árbitro Wiris Brasil, a torcida gurupiense comemorou a vitória e o Paraíso respirou aliviado. “Teve sabor de vitória e se fez justiça, porque mesmo derrotado, fomos beneficiados pela derrota do Araguaína, embora tenhamos buscado ao menos o empate o tempo todo. Agora vamos trabalhar para desbancar o bicho papão Tocantins e ´buscar o título”, disse o atacante Lourival, o Lorigol. 

O time de Paraíso não chegava a uma semifinal há 13 anos e desde 1995 não disputa uma final de tocantinense.  Naquele ano o Paraíso foi o campeão vencendo nas penalidades o Gurupi Esporte Clube, dentro do Rezendão.

O treinador do Gurupi gostou da vitória e reconheceu a qualidade do adversário. “Não era um jogo fácil, pela campanha do Paraíso, tanto que se classificou para a próxima fase. Mas nosso time, que começou mal a competição, foi crescendo e agora vamos nos preparar para fazer um bom jogo diante do Interporto, até porque considero que é outra competição e como vamos decidir nossa classificação à final na casa do adversário, precisamos ter inteligência e saber que a classificação pode vir dependendo do que for feito no primeiro jogo”, analisou Roberto Oliveira.

O público presente proporcionou uma renda de R$ 6.680,00, com 835 pagantes, 134 não pagantes e um público total de 969 torcedores, mostrando que a média do Gurupi neste ano aumentou em relação aos dois anos anteriores, que não passava de 500 pagantes em média.
Fotos e Fonte: Gil Correia




0 comentários:

Postar um comentário