sexta-feira, 1 de março de 2013

HERMES LEAL UMA "VIDA" NA ARBITRAGEM TOCANTINENSE

Vida de arbitro não é fácil, quando erra todo mundo fala, quando acerta nem todo mundo comenta...Apesar de ser uma profissão que ainda não foi profissionalizada, ainda temos pessoas que gostam de trabalhar não somente devido fator financeiro, mas especialmente por que se sente bem no que faz. Exemplo disso, o arbitro  Hermes Leal que atualmente mora na pequena cidade de Duere-TO, é do quadro da FTF,  Federação Tocantinense de Futebol, mais ou menos a 10 anos nessa lida. Leal como é conhecido no meio esportivo, sempre vem trabalho ao longo do tempo nos campeonato, ele se destaca por ser um arbitro firme, e criterioso, além de conhecer os "boleiros" do futebol, oque facilita o trabalho pois todos o respeitam.

Todo árbitro leva o nome de sua cidade, Leal poderia muito bem ser representante da cidade de Gurupi-TO, cidade com maior "expressão"  no âmbito do futebol,  mais leva o nome de sua cidade, Duere-TO, pois para muitos,  como diz no ditado popular a "camisa pesa"..mais no que ser revele á arbitragem não é a cidade ou a camisa, e sim o trabalho bem feito ao longo dos anos, e isso vem sendo feito pelo árbitro Leal.

O Tocantins, apesar do profissionalismo ter chegado, ainda é visível  a falta de uma estrutura melhor no futebol e fora dele. A maior dificuldade é a sequencia de campeonatos que não tem, isso prejudica os atletas e os árbitros, pois quando termina o campeonato, os atletas ficam parados ou migram para outros estados. Já para os árbitros a situação é mais complicada, especialmente no Tocantins, a solução é trabalhar em jogos de campeonatos amadores e ate municipal para sempre esta antenado no esporte. 

Hermes Leal sempre manteve uma regularidade na sua carreira, talvez isso seja devido esta sempre em atividade, seja no profissional ou  no amador, ele sempre age como deve o figurino. Apesar das dificuldades no futebol tocantinense Leal ainda acredita que o Tocantins, vem crescendo cada passo, e isso se deve ao trabalho de todos, da FTF,  e da comissão de arbitragem que vem tendo o trabalho do pioneiro Gasparino Bezerra que ao longo do tempo vem levantando a bandeira da arbitragem tocantinense.
Hermes  Leal é  - policial, (Sargento da Polícia Militar-TO), casado com Valdirene  e tem três filhas, Layane, Jéssica e Natália. 

Leal já inicia os trabalhos nesse domingo no estádio "Resendão", em Gurupi-TO como 4° arbitro na partida entre o Gurupi x Tocantis, as 16 horas partida válida pela primeira rodada do Campeonato Tocantinense 2013.



2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria, normalmente os dirigentes, os atletas, os técnicos e os torcedores culpam os árbitros pelas culpados pelas derrotas das suas equipes, mais percebo que o trabalho deles é sempre o mesmo, ou seja, ganhando ou perdendo a decisão dos árbitros são as mesmas da maneira que ele entendeu que foi cada lance mais os técnicos jogam a culpa das derrotas para os árbitros. Ass. Geraldo Costa Filho

4 de março de 2013 às 03:06
EDSON FONSECA disse...

Verdade Geraldo Filho..tudo que voce falou assino em abaixo..Eu nunca vi uma equipe sair perdedora e se conformar..raridade...sempre colocam a culpa dos árbitros...ate porque o futebol e interpretação e as vezes nem sempre esta dentro do nosso conceito..ne.. ..Nosso futebol esta atrasado em relação aos arbitros, os jogadores vivem de futebol, os árbitros não...

5 de março de 2013 às 11:19

Postar um comentário