sexta-feira, 26 de abril de 2013

O QUADRO CADE VOCE? - RONALDINHO...UM CRAQUE INCOMPARÁVEL

Um dos maiores jogadores do futebol Aliancense.
O bom futebol de Ronaldinho despertou a atenção de vários clubes de outros estados, um deles o Vila Nova de Goiás.

Tudo começou nos campos de várzea de Aliança. Ali Ronaldinho deu os primeiros passes e dribles de sua careira no futebol. Aos 12 anos de idade já chamava atenção de todos. Nas peladas era o primeiro a ser escolhido e, aos 15 anos de idade já jogava entre os adultos. A carreira do jovem jogador foi despertando interesse de todos, mas foi o empresário Benedito da Farmácia, que o levou para a sua equipe, se juntando a outros três garotos; Raimundinho (Pé de Jurita), Fresionil (Batatão) e Zezinho do Olímpio. Na época existia a forte equipe do Nacional, formada pelos jogadores Vanderlan, Nego João, Carlinhos da Gorda, Gineide, Edivá, Vadinha, Berto e Cia. A equipe do Ronaldinho, Time dos Velhos, como era conhecida, deu muitas alegrias aos torcedores da cidade. Foram muitos os pedidos para que o jovem jogador se transferisse para o Nacional, mas todos em vão. Mas em 1984 uma nova equipe foi formada para representar a cidade em competições regionais. Nascia o ASC – Aliança Sport Clube, formado por uma seleção de bons jogadores e comandado por Walter, o WS. Foi aí que Ronaldinho e os demais craques da época se juntaram numa mesma equipe. O sucesso foi inevitável. Uma grande massa de torcedores foi conquistada e os jogadores idolatrados por todos.

Oportunidades




O bom futebol de Ronaldinho despertou a atenção de vários clubes de outros estados, um deles o Vila Nova de Goiás. O jogador foi aprovado nos testes, mas foi impossibilitado de ficar na equipe devido a dificuldades da época. Em 1986 surgiu o Ypiranga, uma equipe que provocou o desmanche do ASC, pela estrutura oferecida aos atletas, e Ronadinho foi um dos contratados. Em uma de suas apresentações na nova equipe o jovem jogador foi transferido para o BR de Mato Grosso, onde atuou durante cinco meses retornando em seguida para o Ypiranga. 



       A contusão


Em 1988 Ronaldinho voltou ao Mato Grosso onde participou e ajudou o seu clube, o APA de Porto Alegre, a conquistar o título regional ao lado de seus companheiros Edivá e Vanderlan, também levados para o clube mato-grossense pelo empresário Gero. Mas o destino interrompeu o caminho do craque. Ronaldinho rompeu os ligamentos do joelho esquerdo ficando um longo tempo sem jogar futebol. O jogador se submeteu a uma cirurgia e voltou a jogar até os 30 anos de idade, quando parou definitivamente.



       Onde anda?


Ronaldinho hoje mora em Aliança do Tocantins, ainda carrega consigo aquele jeito simples de ser... nunca mudou seu jeito para com as pessoas. O futebol ainda esta na veia do craque que sempre acompanha os jogos de campeonatos em Aliança e região. 



Depoimentos 

S.Nascimento – WS (Ex-presidente do ASC) “O Ronaldinho era incomparável com qualquer jogador da época. Foi um grande jogador e teria vaga em qualquer time do Brasil”. 

Cícero Gaguin (Ex-presidente do Ipiranga e ex-técnico).“Ronaldinho foi um dos grandes craques que vi jogar. Um cara direito, honesto, um espelho para todos os jovens”. 

Valdiney Araújo (ex-presidente do Ipiranga).“O Ronaldinho foi um mito para todos nós de Aliança. Um grande jogador dentro e fora do campo. Um exemplo bom que temos em nossa cidade”. 


Vanderlan Lima (Ex-jogador do Nacional, ASD e Ipiranga).“Ronaldinho sempre foi um jogador muito disciplinado. Se ele estivesse hoje na ativa seria o melhor jogador do Tocantins

Delci Araújo (imemmorin)   “Ronaldinho é uma bandeira do futebol de toda essa região. Na sua grande fase foi um dos melhores jogadores que vi atuar. Tinha condições de vestir a camisa de qualquer clube do Brasil”. 

Raimundinho ( ex companheiro de clube) “Ronaldinho tem uma história bonita. Na época ele tinha potencial para jogar em qualquer equipe do futebol brasileiro. Basta compara-lo com os profissionais que jogam hoje”. 

Fonte: Núbio Brito/ Colaborou Edson Fonseca. 

Obs: Essa matéria veiculada no  Gazeta Esportivo do jornalista Núbio Brito.. Na época era o principal jornal de circulação do estado do Tocantins. Na ocasião fazia homenagem para todos os ídolos do futebol tocantinense. 

0 comentários:

Postar um comentário