quarta-feira, 8 de maio de 2013

DELCY ARAUJO..... AS PESSOAS PASSAM... SUAS HISTÓRIAS FICAM


Em 08 de Maio de 1956 nascia Delcy Araújo Rodrigues.    Aquela criança cresceu e aos poucos foi tendo o contato com sua inseparável amiga, a “bola” que  por mais de 30 anos andou lado a lado. Desde criança Delci  ( imemorim) já chamava atenção por ter uma habilidade diferenciada.  Não demorou muito foi para os juniores da equipe do Santa Helena.  Logo foi chamando atenção das equipes grandes futebol goiano, ainda garoto, foi vice  artilheiro pela Santa Helena, onde chamou atenção do Goias Esporte Clube.  Delcy que era chamado por muitos na época como Críu, Brecha, encantava o futebol goiano, com suas jogadas e facilidade de colocar a bola nas redes dos adversários.  

Jogou em várias equipes de Goiás, e logo o esmeraldino contratou onde  pôde mostra o seu futebol numa equipe grande. No Goiás, Críu/ Brecha como era chamado, começava a despontar, a impressa local começou a divulgar as qualidades desse garoto que com pouca idade na época já demonstrava um futebol de gente grande e diferenciado.  Um dos fatores que atrapalhou o atleta foi seu temperamento explosivo, Delcy  não aceitava desaforo, e muitas das vezes  perdia oportunidades que poderia mudar sua vida. 

Segundo Delcy  me confidenciou em uma conversa, que a seleção brasileira de sub 20 realizou um amistoso contra o Goiás, e o técnico da seleção estava querendo conhecer o garoto que era sensação do futebol goiano, um dia antes  do jogo, Delci  discutiu com o técnico dos juniores e ficou no banco de reserva mais o técnico não colocou ele em campo, a punição devido ter discutido no treino.

Mais a vida desse grande jogador teve muitas alegrias,  Delci se firmou no time titular do Goiás, sagrou-se campeão, foi artilheiro do campeonato goiano, jogou em várias equipes do estado de Goiás, e já no final de carreira, veio morar no estado de Tocantins.  Em Aliança do Tocantins, mostrou um pouco de seu talentoso futebol, onde encantava os fanáticos torcedores, mais uma contusão grava no joelho encerrou sua carreira e logo virou técnico da equipe.

Após vira treinador do Ipiranga de Aliança, Delci mostrou o mesmo talento fora de campo, mesmo sendo uma época que pouco se falava em profissionalismo, pois no Tocantins, ainda era amador, Delci introduziu um planejamento profissional no time aliancense, isso deixava os adversário  admirados. Suas idéias não foram só na estrutura física, mais sim nos trabalhados dentro de campo, onde vários atletas aprenderam exercícios além de táticas e dentre outros seguimentos do esporte que Críu trazia ao logo de sua carreira.

No Ipiranga de Aliança Delci ganhou penta campeão amador, ganhou vários  troféu de melhor técnico do campeonato. Comandou uma das  grandes  gerações de jogadores de Aliança, onde a equipe era praticamente imbatível nos campeonatos amadores. Já na era profissional Delci treinou a equipe  do Alvorada, Gurupi, dentre outras equipes do estado, fez grande amizades no futebol, mais também a quem não gostava do seu jeito sincero de falar as coisas, Delcy  não tinha meia palavra, mas, o seu potencial e seu talento falava mais alto.   Fez dobradinha com Wilton, e Valdiney Araujo quem o convidou para comandar o futebol do Ipiranga de Aliança.  Tive o privilégio de trabalhar com esse grande profissional,  competente, e de um coração imenso, aprendi muito com ele, meu primeiro trabalho  na  área esportiva  foi por meio de Delcy pelo convite que ele próprio me fez. 

Hoje se tivesse em nosso meio Delcy  faria 57 anos de idade, de pura dedicação  ao esporte e a família. O futebol de Aliança foi beneficiado com seus conhecimentos, suas inovações e especialmente sua dedicação em tornar a cidade de Aliança como um das cidades mais respeitadas do futebol tocantinense. O seu filho Deyller Fernandes, desportistas e vereador, segue o caminho do pai, sempre trabalhando no esporte, juntamente com sua irmão Barbara ( Farmacéutica ) sempre apoia os seguimentos esportivos do município de Aliança. 

Obrigado Delci, que Deus te ilumine, suas ações  jamais será apagadas do nosso meio, pois as pessoas passam,   suas histórias ficam.... valeu  Delcy  Araujo!!

0 comentários:

Postar um comentário