quarta-feira, 27 de maio de 2015

OPORTUNIDADE: ARBITRO TOCANTINENSE ESTREARÁ NA SÉRIE A DO BRASILEIRÃO .

Alisson Furtado observa pelo site da CBF a escala com
 seu nome para apitar
 Atlético Mineiro x Vasco -
A necessidade de ficar próximo dos pais fez com que Alisson Furtado, 28 anos, deixasse Lajes (Santa Catarina) e se apaixonasse por Palmas, local onde deu sequência a uma carreira ascendente como árbitro de futebol, que a partir de agora ganhará um novo patamar em sua vida, já que fará a estreia no domingo no clássico entre Atlético Mineiro x Vasco, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Furtado, em 2012 vislumbrou novos horizontes e o lugar escolhido foi Palmas, em razão da família, que já estava morando na Capital desde 2001. “A arbitragem do Tocantins eu via de lá que estava crescendo muito. Daí resolvi vim para cá somar com as pessoas que já estavam aqui e aprender com os novos companheiros”, avaliou ele, dizendo que mora com o pai e a mãe, e é solteiro.

PROFESSOR
Fora das quatro linhas, o juiz é funcionário do Sesi Tocantins, onde trabalha como professor de educação física atuando com ginástica laboral e grupos de corrida.
No ano passado, após a Copa do Mundo, Furtado foi um dos árbitros brasileiros de maior ascensão no quadro nacional. Ele comandou seis jogos do Brasileiro da Série B, um da Série D e dois na Série C, além de quatro partidas como árbitro adicional (fica atrás do gol) do Brasileirão.
Já este ano há cerca de 20 dias apitou o jogo de ida da final da Copa Norte entre Remo 4 x 1 Cuiabá (MT), em Belém.

ALEGRIA
A notícia que ganharia a primeira oportunidade como árbitro na Série A trouxe a ele muita emoção. Segundo ele, existia esta expectativa, porém achava que demoraria mais um pouco, já que havia feito poucos jogos no ano passado na Série B, e que ainda seria testado mais vezes. “Já que chegou a oportunidade posso dizer que estou preparado, recentemente havia apitado o primeiro jogo da final da Copa Verde e com certeza a avaliação foi boa e agora é trabalhar para ficar”, ressaltou ele destacando que a Comissão Nacional de Arbitragem está querendo fazer uma renovação no quadro dando oportunidades. “Mas estou com os pés no chão. Muita coisa tem pela frente”, comentou.

FOT_HOR_2COL-B9ELP_WEB
Alisson Furtado observa as fotos da trajetória da carreira, que começou em Ljes (SC) e veio parar em Palmas (TO) - Foto: Adilvan Nogueira/Jornal do Tocantins   

TIMES
Perguntado se estuda os times que vai apitar como Atlético x Vasco, Furtado disse que sim e que vê tudo sobre os clubes, como a formação das equipes dos últimos jogos que cada um disputou, além de estudar a questão de parte tática das equipes. “Tudo que posso saber dos times pela internet, televisão e outras mídias fico atento”, explicou.

FUTURO
Com as ascensão de menos de um ano sair da Série D, passar pela C e B e agora apitando na Série A, Furtado disse que o sonho não só dele, mas de qualquer juiz é chegar ao quadro da Fifa, e espera conquistar num futuro próximo. “Quero ser o segundo árbitro do Tocantins a colocar o escudo da Fifa no peito”, ressaltou destacando o árbitro assistente Fábio Pereira, que já está no segundo ano no quadro da Fifa e no final de semana foi escolhido pela Conmebol para fazer parte do trio brasileiro que apitará a Copa América ao lado do árbitro Sandro Meira Ricci e o assistente Emerson de Carvalho.

MALA
O juiz disse que dentro de sua mala leva 3 jogos de uniformes (camisa preta, a preferida, amarela, azul, camisa para aquecimento, chuteira, apito, livro de regras e circulares. “Tudo isso me acompanha nos jogos, além é claro de pedir antes e durante os jogos muita proteção a Deus, afinal, sou um ser humano como outro qualquer, que preciso da orientação dele para tomar as melhores decisões”, finalizou.



16:00
ATLÉTICO - MG
x
VASCO DA GAMA - RJ
Jogo: 36
Independência - Belo Horizonte - MG
  Foto: Adilvan Nogueira/Jornal do Tocantins

0 comentários:

Postar um comentário