segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

VALE VAGA NA SUL-AMERICANA: VEJA O GUIA DA PRIMEIRA COPA VERDE

Dar visibilidade com um calendário mais preenchido aos times que não disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, e participam de estaduais de pouca expressão. Com essas propostas, foi criada a Copa Verde, competição organizada pela CBF que começa a ser disputada nesta terça-feira e vai até o dia 09 de abril, com a participação de 16 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo.

Charles - zagueiro do Paysandu (Foto: Tarso Sarraf/O Liberal)
Além de servir como uma espécie de vitrine para esses times, a Copa Verde nasceu a partir da ideia de se fazer um torneio regional, semelhante à Copa do Nordeste, para clubes da região Norte. Por isso o nome faz alusão à Floresta Amazônica. Posteriormente decidiu-se ampliar o campeonato para clubes do Centro-Oeste e do Espírito Santo (que disputava a extinta Copa Centro-Oeste).

Para a maioria das equipes, a Copa Verde pode ser uma oportunidade de disputar pela primeira vez uma competição internacional. O futuro campeão garante uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. Entre os participantes, o estado do Pará aparece com o maior número (três), seguido por Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal (dois cada). Os demais estados - Acre, Tocantins, Amapá, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo - possuem um representante cada.

De acordo com o regulamento oficial, a Copa Verde 2014 será disputada em quatro fases (oitavas, quartas, semis e finais), no sistema de mata-mata. O time que fizer mais pontos, ao final das duas partidas, avança para a próxima fase. Se as equipes estiverem empatadas na soma dos resultados, a vaga será decidida nas cobranças de pênaltis. Os gols marcados fora de casa valem como critério de desempate.
01
ESTÁDIOS

Entre os mais de 15 estádios que podem receber os jogos da Copa Verde 2014, três se destacam. Construídos para a Copa do Mundo 2014, a Arena da Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrincha, em Brasília, custaram mais de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos. Em etapa final de acabamento, os dois primeiro poderão ser utilizados nas próximas fases, assim como o Mané Garrincha, que está pronto desde maio de 2013.
Arena Pantanal, Arena da Amazônia e Mané Garrinha (Foto: Montagem/Globoesporte.com)Arena Pantanal, Arena da Amazônia e Mané Garrinha (Foto: Montagem/Globoesporte.com)



Enquanto isso, as equipes do Amazonas e do Mato Grosso vão mandar as suas partidas no Presidente Eurico Gaspar Dutra, o 'Dutrinha', em Cuiabá, e no Gilbertão, localizado em Manacapuru, respectivamente. No caso das equipes brasilienses, por recomendação da Fifa, o Mané Garrincha não deve receber muitos jogos antes da Copa do Mundo, para preservar o gramado.

O Espírito Santo não será uma das sedes da Copa, mas irá receber as seleções da Austrália e do Camarões, antes e durante o Mundial. Os australianos vão treinar na Arena Unimed Sicoob, antigo Engenheiro Araripe, casa da Desportiva Ferroviária. Por isso, o estádio ganhou um gramado 'padrão Fifa', que será inaugurado na estreia do time contra o Cuiabá, nesta quarta-feira.
Extremos
Além das arenas da Copa, a primeira edição da Copa Verde terá jogos em grandes estádios das regiões Norte e Centro-Oeste. O Mangueirão, em Belém, com capacidade superior a 40 mil pessoas, que vai receber os jogos do Remo e Paysandu, e o Morenão, em Campo Grande, casa do Cene, que pode abrigar quase 30 mil torcedores.

No outro extremo da competição há as equipes que possuem estádios com estruturas modestas e que não passam dos 5.000 lugares. São os casos do Vilhena, de Rondônia, que joga no Portal da Amazônia para no máximo 3.000 pagantes; do Interporto, que manda as suas partidas no General Sampaio, que cabem 2.000 pessoas; e do Náutico-RR, que somente após a liberação da CBF, vai atuar no Estádio Ribeirão, em Boa Vista, para até 1.207 pagantes.
Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário