quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ARAGUAINA LEVA PEQUENA VANTAGEM SOBRE O A PALMAS

Mesmo em situações delicadas, longe da tradição de suas camisas, Araguaína x Palmas ainda é considerado o maior clássico do futebol estadual. Os dois times lutam para voltar aos tempos de glórias, tempos de decisões emocionantes de campeonato. O clássico vai decidir pela quarta vez um campeonato Tocantinense. Os campeonatos estaduais de 2004, 2007 e 2009 foram decididos por Tourão do Norte x Arara Azul.

  O Tricolor da Capital venceu em 2004 e 2007 e em 2009 o Araguaína deu o troco. No Choque-Rei tocantinense foram disputados 18 jogos entre 2002 e 2011. Antes de 2002 quem representava o futebol araguainense eram os extintos União e Clube dos XXX. Nos últimos 18 jogos disputados entre Palmas x Araguaína, o time da capital venceu 5, o Tourão 8 e 5 partidas ficaram no empate. Há também um pequeno tabu que o Tricolor precisa quebrar. O Palmas não vence o Araguaína desde 2009.

  A última vitória palmense foi no dia 03 de maio daquele ano por 4 x 1 no estádio Nilton Santos. Depois disso, foram mais quatro jogos com 3 empates e uma vitória do Araguaína. O último confronto entre os dois times foi em 2011 onde o Tourão vence por 2 x 0 no estádio Mirandão. No Campeonato Tocantinense deste ano, não houve o confronto já que o Araguaína estava na série B estadual.

Personagens de 2004

No clássico de duas forças tocantinenses, nomes não saem da memória das duas torcidas. Em 2004 os dois times disputaram o título pela primeira vez. Foi um ano que marcou o tetracampeonato do Tricolor da Capital e o início de um ciclo vitorioso do Araguaína que disputaria quatro finais seguidas de campeonato tocantinense. No primeiro jogo da grande final disputado no estádio Gauchão empate em 1 x 1. Na segunda partida no Nilton Santos, o Palmas aproveitou o fator casa e venceu por 2 x o ficando com o título.

Do lado tricolor, nomes como Marraquete, Leandro Lopes, Ferdinando, Mazinho e companhia são lembrados pela torcida palmense. No Araguaína, os destaques foram Vicente, Ivo, Mário, Dinho, Fábio Tenente, Gessé e Urias que terminou como artilheiro da competição daquele ano com 8 gols. Os treinadores eram Carlos Magno no Palmas, e Sérgio Belfort que comandava o Tourão do Norte.

Durante essa semana, o Portal Arena trará uma séria de reportagens das finais de 2007 e 2009 decidias por Araguaína x Palmas. Você vai relembrar  gols e personagens marcantes na história do clássico e do futebol tocantinense.
Fonte: Arena do Touro

0 comentários:

Postar um comentário