terça-feira, 19 de novembro de 2013

COM SETE MEDALHAS, TOCANTINS ENCERRA MELHOR CAMPANHA NOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE

A delegação do Tocantins encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude 2013 atingindo o melhor desempenho do Estado de todos os tempos na competição nacional. Este ano, foram sete medalhas contabilizando as vitórias conquistadas nas etapas de 12 a 14 anos, realizada no mês de setembro, em Natal (RN), e na categoria de 15 a 17 anos, encerrada no sábado (16) na cidade de Belém (PA).  Nas duas fases, cerca de 420 estudantes competiram com atletas de todo o País. 
Para conseguir levar as duas últimas medalhas, ambas de prata, os alunos tocantinenses tiveram que controlar a emoção já que as partidas do handebol feminino e do voleibol masculino, realizadas no dia 16, foram definidas com diferença de apenas dois pontos entre os primeiros e os segundos colocados. 
No handebol, as meninas do Colégio da Polícia Militar de Palmas disputaram com a equipe do Mato Grosso. O jogo terminou empatado no tempo normal. Na prorrogação de mais dois tempos de 5 minutos, o placar fechou com 33 a 33. Para decidir o título da terceira divisão, elas foram para o tiro livre de sete metros, quando as mato-grossenses acertaram dois arremessos encerrando de 35 a 33. 
“É claro que a gente quer o ouro, especialmente, porque este é o último ano da maioria do nosso time. Toda essa experiência que tivemos de todas as participações dos Jogos Escolares será importante para a nossa via inteira, no esporte, na escola e onde estivermos. O esporte nos faz pessoas muito melhores, só praticando para saber”, conta a atleta Jennifer Barros. 
Para provar mais uma vez a garra dos atletas do Tocantins, os alunos do Colégio Estadual São José, também da capital, disputaram ponto a ponto o jogo conta o Amapá que se prorrogou por cinco sets. Foi no tai break, também por dois pontos, que os amapaenses fecharam o jogo em 15 a 12. “Essa já é uma grande vitória para essa equipe que é guerreira e que batalhou muito para estar aqui. Oferecemos essa medalha a todos os tocantinenses, em especial aos alunos que participaram dos Jets. Essa vitória é dedicada a vocês”, diz a técnica do voleibol, Marilza Teixeira. 
As demais medalhas da etapa de 15 a 17 anos foram conquistadas pelos judocas de Palmas, Mayons Brito, do Colégio Estadual Tiradentes, medalhista de bronze na categoria ligeiro; e Enillara Lisboa, do Colégio Dom Bosco, no peso médio. 
Em Natal, a gurupiense Beatriz Neozeozeno, do Colégio Positivo que é conveniado com a rede estadual, garantiu o primeiro ouro para o Tocantins no ciclismo. O judoca Jonas Irwyng, do Colégio Dom Bosco, conquistou a medalha de prata na competição. As meninas do voleibol, da mesma escola, levaram mais uma prata para o estado. 
Para a chefe da delegação do Tocantins, Waltineth Neves, a melhor campanha da história do Tocantins nos jogos nacionais, e com a maior participação de alunos das escolas estaduais, é reflexo dos investimentos do Governo do Estado na prática esportiva escolar. “A cada ano, apresentamos uma evolução nos resultados de medalhas e na qualidade técnica das equipes. Tudo isso é fruto da política educacional da atual gestão que vem destinado recursos para que as unidades de ensino estaduais tenham condições de revelar talentos no esporte e formar campeões também na escola e na vida”, enfatiza. (Ascom Seduc)

0 comentários:

Postar um comentário