quarta-feira, 5 de outubro de 2011

RAYZA... DO TOCANTINS PARA O BRASIL POR MEIO DO FUTEBOL FEMININO

O futebol feminino aos poucos vem buscando sua identidade, falta  muito a ser feito.   Marta, a melhor jogadora do mundo, tenta por meio de suas conquistas pessoais e coletiva,  mostrar á todos que  o futebol feminino precisa de estrutura e reconhecimento.  No Brasil ainda falta um investimento de verdade no departamento feminino de futebol, com isso, alguns  estados não conseguem manter o futebol feminino alegando condições financeiras.  Diante desse quadro,  as meninas ficam a ver navios.
Já em poucos  estados,   mesmo com dificuldades,  conseguem  manter torneios, campeonatos, tudo isso  para não deixar morrer a “chama viva” que é chamada de futebol feminino. No Tocantins,  também não é diferente, pouco investimento, falta de estrutura, mesmo assim alguns admiradores  e desportistas ainda mantém essa “chama” viva.   
Vamos  adentrar numa história linda, e especialmente vitoriosa, de uma grande atleta do futebol feminino, do Tocantins,  Rayza de Souza, natural de Peixe –TO, filha de Eulene de Souza Lopes. Rayza  desde criança,  sempre gostava de bola, na escola e nas peladas de rua, la estava Rayza, encantando a todos com um talento diferenciado.  Por contar com poucas garotas, as vezes ela jogava com os garotos, mesmo assim  era  muito superior  tecnicamente.  Nas quadras ela já demonstrava um talento impressionante onde deixava á todos encantados, pela capacidade e  facilidade de jogar o futsal.
Títulos no Futsal:  No futsal, Rayza foi campeã nos jogos abertos   pela equipe da Ulbra em 2007/2008. Campeã Metropolitano em 2007 e artilheira. Campeã estadual sub 20 em 2010  e vice campeã brasileira sub 20 em 2010. Diante de tanto sucesso a equipe do Central de Araguaina contratou Raysa que fez jus a contratação,  vice campeã em 2009, do estadual de futsal feminino, e campeã e artilheira dos jogos abertos de Ananás em 2009.  Todos queria contar com o talento de Rayza,  por onde passava deixava sua marca. Garota simples, talentosa, humilde, honesta, amiga, de poucas palavras, mas quando entra   dentro das quatro linhas,  as palavras se  transformam  em gols e belas atuações. Ela atuou em diversos torneios, municipais e regionais, onde também conquistou diversos títulos, inclusive em Aliança-TO, na equipe FFAT (Futsal Feminino de Aliança do Tocantins), em 2008 onde foi campeã dos jogos abertos e artilheira.  O tempo foi passado e Rayza foi chamando atenção das equipes  da região.  O talento da jovem atleta era grande demais, precisava expandir para outras localidades,  e outra modalidade.

O futebol: Rayza sempre manteve as duas modalidades conjutas, futsal e futebol, mais nunca havia participado de  um torneio oficial, isso aconteceu  em 2004, a jovem garota   disputou o seu primeiro campeonato oficial,  pela equipe masculina da cidade de Peixe sub 15, no interestadual. Apesar de estar atuando  com garotos, Raysa, foi considerada uma das melhores atletas do campeonato daquele ano.  Á atuação chamou á atenção da equipe feminina da   Vila São Jose que a convidou  para fazer parte do time.  Quem ganhou mesmo foi a equipe gurupiense que acabara de colocar  no seu elenco  não uma jovem promessa,  mas  uma  atleta diferenciada,  um talento jamais visto igual. Não deu outra, Rayza foi campeã em 2006  no  interestadual e eleita a melhor atleta da competição. O sucesso só foi aumentando, em 2009 a jovem atleta foi campeã estadual de futebol feminino e de quebra  artilheira   da competição.  O nome de Rayza ecoou em todo o estado, quem era aquela  pequena  menina no  tamanha,  mais craque de bola  é diferenciada!!!!, comentavam  os desportitas...  O sucesso foi tanto que diversas equipes começaram a fazer convite para  Rayza,  ela sempre  atendia na medida do possível.  Todos queriam  contar com a jovem atleta, a presença de Rayza era sinal de conquista.  Com a criação da Escolinha do Flamengo, Rayza uniu  o  útil ao  agradável. Já na escolinha do Flamengo, ela  acumulou vários títulos, campeã do torneio Brasileirinho em 2009; Campeã estadual e artilheira em 2010; Campeã estadual de futebol society em 2010 e para completa a vasta lista de conquista,  esse ano ela foi campeã estadual, artilheira e eleita a melhor jogadora do campeonato de 2011.
Ana Patricia goleira do Botafogo/RJ  e  da seleção sub20 e Raysa atuando pelo Botafogo/RJ

Experiência Nacional: A carreira de Rayza de Sousa ultrapassou  fronteiras; Ela é a atleta tocantinense que mais participou de edições da Copa do Brasil de Futebol Feminino, num total de 5 (cinco) edições realizadas. Todas as edições,  lá estava Rayza defendendo  as equipes tocantinense.
Rio de Janeiro: As belas jogadas, belos gols, também foram  realizadas  na cidade maravilhosa, a jovem tocantinense esteve em 2010 no  Rio de  Janeiro onde atuou pela equipe do Botafogo/RJ,  mostrando o seu talentos. Foi um momento marcante na carreira dessa grande atleta.  Rayza é uma atleta  acima da média, o Tocantins é privilegiado por ter uma pedra tão preciosa chamada Rayza.
 E por Rayza,  Marta, e várias outras atletas, que ainda acreditamos que o futebol feminino terá o seu espaço merecido, com uma estrutura devidamente concreta. Parabéns Rayza, que você continue sendo essa pessoa maravilhosa dentro e fora de campo, jamais desista  dos seus sonhos, pois, o futuro pertecem  aqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.
Especial/Blog Edson Fonseca.

37 comentários:

Rayza disse...

Meu Deus, que legal essa matéria.
Obrigada de coração mesmo, nunca vi nada igual sobre mim.
vlw!!!!!!!

5 de outubro de 2011 às 14:23
Anônimo disse...

Nossa muito legal, concerteza ela è privilegiada como pessoa e como atleta e abençoada por Deus... Grandes coisas ainda virao Melhor do Mundo. Rosane Pires

5 de outubro de 2011 às 15:22
Anônimo disse...

...imaginemos o que tem feito essas garotas no dia a dia da bola. São delas todos os méritos por manterem-se ativas mesmo quando os caminhos não levam a nada, lá se vão elas sempre, atropelando os limites da perfeição e não arredam por nada. Aprender com elas é ÚNICO. Momentos que de repente viram palavras, versos e textos contados nos livros da vida. "Anônimos", somos todos nós que às vezes não reconhecemos a superioridade delas diante do nosso querer mais. PARABÉNS A TODAS em nome dessa baixinha de alma gigante, um sono pesado e uma heyneken na mão.

5 de outubro de 2011 às 16:45
Anônimo disse...

nossa que legal ela ja jogo aqui em caseara foi campea e artileira lembro dela baixinha joga demais corre muito.

parabens.

5 de outubro de 2011 às 17:53
Pedro da Cruz disse...

meu Deus não é de hoje que vejo essa muleca da show com a bola no pé, vi muitos jogos seus em gurupi e até falei com voce uma vez, mas provavelment voce nao lembra de mim, fui com o time masculino de augustinopolis no ano em que vc jogou no time masculino e foi emcima do meu time que vc deu show rsrs, meu nome e Pedro. achei que vc tivese parado de jogar mas pelo teu curriculo vc nao parou nenhum pouquinho hein ganhou tudo nesses anos todos.não tenha duvida garotinha vc é a ESTRELA desse estado

parabenss

5 de outubro de 2011 às 18:03
Anônimo disse...

parabens menina e parabens pra quem fez a materia ficou show de bola como essa garotinha é.
eu apoio o futebol feminino to sentindo que ela vai tirar o reinado da marta rsrs.

5 de outubro de 2011 às 18:10
Anônimo disse...

boa rayza mas nao eskece que te ensinei ta.haha
to brincando, vc merece estrela acho que nem se voc ttenta para de brilha vc nao consegue e o seu destino lute pelo seu sonho craque.

Paulo Ricardo

5 de outubro de 2011 às 18:25
Anônimo disse...

boa raiza nao esqece que eu que ensinei vc ta.haha
to brincando estrela nem se voce quise vc consegue para de brilha orgulhozo de ja ter batido uma bolinha com voce que honrra


altemar birriga

5 de outubro de 2011 às 18:31
Anônimo disse...

ela e fera mesmo
ta de parabems

6 de outubro de 2011 às 08:33
Rayza disse...

Obrigada pessoas, sem palavras para agradecer.

6 de outubro de 2011 às 08:40
Anônimo disse...

vou compra o passe dela e ficarei milionario

6 de outubro de 2011 às 09:36
Jessica Brito disse...

Você merece profissional .. Parabéns garotinha ,que o senhor te abençõe sempre por essa estrada cheia de obstaculos..

6 de outubro de 2011 às 11:44
vila são jose disse...

parabéns em nome da cidade de gurupi que ja viu seu show muitas veses.

galera aqui da vila são josé onde vc jogou muito. vc é nossa estrela baixinha.

7 de outubro de 2011 às 09:36
João Guilherme disse...

ela jogo no time do milto da vila sao jose e eu pegei un altografo dela na minha camiza e minha mae brigou comgo mas agora vou maostra pra ela q eu tava certo pegei altogafo de uma celebridade do futebol nao esquese de min sou fa desde o seu comeso parabems baixinha danada.

João guilherme

7 de outubro de 2011 às 12:36
Roberto Azevedo Pontes disse...

Parabéns Edson Fonseca por esta bela matéria. A partir dessa da pra fazer uma mais completa, já tive oportunidade de conversar um pouquinho com essa baixinha e ela me falou como começou, muito cedo aos 5, 6 anos de idade no campinho no fundo da casa da vó dela, por acaso faltou meninos pra completar o time e ela entrou só enquanto não chegava mais meninos e dai não parou mais. Ela me contou assim rápido, não tinha muito tempo, mas pela que eu sei a história dela é grande e antes dela conseguir todos esses títulos ai, já ficou sem as unhas do pé muitas vezes jogando descalço como ela mesma falou rsrs.

Torço muito por vc menina, só é pequena no tamanho, mas o futebol é grandioso, o coração puro, muito humilde e super inteligente. PARABENS!

7 de outubro de 2011 às 13:06
EDSON FONSECA disse...

obrigado galera...pelos comentarios..Raiza merece toda nossa reverência...eu acredito no futebol feminino...tenho fé que um dia teremos uma valorização merecida dessas meninas...continuem acessando o blog edson fonseca..abraços

7 de outubro de 2011 às 18:43
junior disse...

legal parabéns

11 de outubro de 2011 às 09:51
Anônimo disse...

joga muito garotinha

11 de outubro de 2011 às 09:52
Birriga disse...

vamos coloca ela no luga do deivid no mengão

11 de outubro de 2011 às 09:59
Anônimo disse...

FICO ORGULHOSA DE VC QUE DEUS PREPARE
MAS CAMINHOS BRILHANTES EM TUA VIDA,POIS
ÉS MERECEDORA BJ MIL...

16 de outubro de 2011 às 04:01
adailton disse...

pena nao joga mais na vila sao joze vose era o brilho do time.
boa sorte
parabens joga demais

18 de outubro de 2011 às 13:46
Jarlene disse...

vc tinha q ta no pan agora a marta nao ta jogando e so voce vai substitui ela a altura. sacanagem nao da valor pro futebol feminino vamos torce pra um dia isso mudar.Eu gosto mto de joga mas nao sou craque como vc rs, quem sabe um dia nao custa sonha. APOIO AO FUTEBOL FEMININO JÁ

18 de outubro de 2011 às 13:53
Aldinei disse...

ESSA E MINHA PARCERA.
VC VAI LONGE COLEGA ABRACAO

18 de outubro de 2011 às 18:05
Anônimo disse...

é nossa baixinha aqui do Peixe, continue com sua humildade que voce vai longe.

18 de outubro de 2011 às 18:14
Anônimo disse...

aquela atacante do brasil no pan é muito lenta vc tinha q ta la kkkk ia coloca as zagueras doida atraz de vc.

parabéns pelo seu sucesso

19 de outubro de 2011 às 12:41
Alexandre disse...

vi o link q vc dxou no facebook e vim aki conferir a matéria. Muito legal hein, parabéns.

21 de outubro de 2011 às 09:52
Anônimo disse...

conhece o caminho do gol aashaushuhaushauh
parabens craqueeee


Yara

24 de outubro de 2011 às 07:12
João Paulo disse...

ela vai faze do tocantins um estado conhecido mundialmente.
É mto talento. Parabéns

24 de outubro de 2011 às 07:17
Anônimo disse...

urruullll maninha parabens, muito legal essa materia.

24 de outubro de 2011 às 07:47
Anônimo disse...

show d+ so falta ela na seleçaõ

26 de outubro de 2011 às 15:18
Anônimo disse...

essa ai e lisa e matadora

26 de outubro de 2011 às 15:21
Patrícia disse...

parabens linda so tem carinha de bebê mais joga como gent grande

26 de outubro de 2011 às 15:24
Rafael disse...

ela brinca com a bola joga facil é natural

26 de outubro de 2011 às 15:27
Rodrigo disse...

ei Rafael seu perna de pau aprende com ela entao kkkk ela vai t humilha

26 de outubro de 2011 às 15:30
Anônimo disse...

kkk quem levo umas 100 caneta dela nao foi eu nao fecha essas perna meu fii

26 de outubro de 2011 às 15:32
Rayza disse...

kkkk vlw Rodriguinho e Rafa, aprendo com vcs no campinho.

Obrigada a todos que comentaram.
Vlw d++++

30 de outubro de 2011 às 09:01
Jeronimo disse...

gosto dela porque ela é humilde, uma qualidade q poucas pessoas de talento como ela tem, quem joga muito se acha, mas ela não é assim.
parebens vc merece, sua humildade e seu talento te levara longe.

1 de novembro de 2011 às 11:15

Postar um comentário