sábado, 13 de dezembro de 2014

ALIANÇA: 6º JOGO DA SOLIDARIEDADE HOMENAGEIA VALDO FONSECA NESTE DOMINGO.


A cidade de Aliança do Tocantins é conhecida no futebol como um “celeiro” de revelação talentos para o esporte, especialmente o futebol, que já deu muitas  alegrias aos  torcedores  com suas conquistas, colocando a cidade em destaque a nível estadual. Por meio do futebol,  são realizados diversos  eventos que  beneficiam a comunidade, uma  delas, é o tradicional Jogo da Solidariedade, que reuni toda comunidade, comerciantes, entidades organizadas e poderes executivo  e legislativo. Todos abraçam esse projeto  que visa proporcionar  momento de descontração, entretenimento e solidariedade, pois são arrecadados alimentos que  são distribuídos para as famílias carentes de Aliança na  ocasião do natal. Atletas veteranos participam dos jogos todos os anos e levam alegria aos torcedores que sempre lotam “O Ipirangão” fazendo também suas contribuições.  Valdo Fonseca, técnico do Nacional Esporte Clube.


Esse ano será a sexta edição do Jogo da Solidariedade, e como de costume, uma personalidade esportiva local é homenageada durante o evento.  O homenageado  de 2014 é o  ex-  técnico de futebol Nivaldo Fonseca, mais conhecido no futebol como Valdo Fonseca, personagem fundamental no futebol aliancense. Na década de 80, Nivaldo criou o Nacional Esporte Clube, uma equipe de garotos, que encantava os torcedores.  A base do futebol de Aliança se deve a talentos revelados por Valdo. Segundo relato de ex- jogadores, o técnico tinha uma visão tática diferenciada para com os adversários e o futebol que era praticado na época.
Naquela época os obstáculos eram muitos, poucas equipes tinham condições de ter uniformes e materiais esportivos.  Isso não era impedimento para Nivaldo Fonseca, que dividia seu tempo entre o time e seu trabalho em uma olaria. O salário que ganhava muitas vezes custeava as despesas do time, e além disso, Valdo contou com o apoio de muitas pessoas, a exemplo do jovem David Araújo Rodrigues, mais conhecido como Davizinho, que patrocinou o time com uniformes, viagens e toda estrutura que uma equipe de futebol precisava. E assim o Nacional foi crescendo e ficou ainda mais forte.
Atletas como Vanderlan, Edivá Curraleiro, Vadinha do Cartorio, Carlinhos do Trevo, Carlinhos da Gorda, Everaldo, Trapute, Gineide, Berto, Carlinhos Detin, Nego João, Meleca, Almir, Jair Telles, Bonfim, dentre outros, trabalharam com Nivaldo e fizeram parte de uma geração que foi a caminhada para a criação das equipes principais do futebol aliancense.
Jogo da Solidariedade de 2013 que reuniu toda a sociedade em prol de um Natal mais feliz às famílias aliancenses.
Jogo da Solidariedade de 2013 que reuniu toda a sociedade em prol de um Natal mais feliz às famílias aliancenses.
Segundo Jair Telles, ex- atleta do Nacional, Nivaldo foi o principal revelador da melhor geração de atletas de Aliança: “Foi dessa geração que foi criado o ASC, que também foi uma equipe de ponta no futebol aliancense, e mais tarde se uniu com o Ipiranga. Os atletas todos vieram do Nacional”, revelou Telles. Já o ex- atleta Genivaldo Pereira, mais conhecido como Vadinha do Cartório, revelou que Nivaldo foi o descobridor do talento do futebol aliancense: “Me dá saudades do Nacional Esporte Clube.”
Nivaldo Fonseca era uma pessoa pacata, simples e humilde, e o esporte sempre foi seu companheiro.  Nivaldo Fonseca nasceu em 29 de Maio de 1960, filho de Joaquim Gomes Fonseca e Terezinha Fonseca da Silva (in memoriam). Se estive vivo, hoje estaria com 54 anos de idade.  A  organização do 6° Jogo Solidário foi feliz na homenagem a este baluarte do esporte aliancense, pois as pessoas passam, suas histórias ficam. Se hoje o futebol de Aliança é reconhecido no cenário estadual, Nivaldo faz parte dessa  história, quando lá atrás, com o Nacional Esporte Clube, dava alegrias para os fanáticos torcedores.
Cartaz VI Jogo da solidariedade-01Os familiares agradecem à organização pela homenagem. Edson Fonseca, irmão de Valdo diz estar feliz em poder vivenciar este momento tão importante no esporte aliancense: “A  emoção é grande, parece que estamos voltando no tempo. Nivaldo contribuiu muito para a vida esportiva e social de muitos atletas, e ter este reconhecimento muito nos honra.”
A sexta edição do Jogo da Solidariedade acontece neste domingo, 14 de dezembro às 15:30 horas no estádio “O Ipirangão”. A entrada é um quilo de alimento não perecível, e ao  adquirir sua entrada, os torcedores além de assistir divertidos jogos com os atletas veteranos da cidade, ainda concorrem a prêmios como máquina de lavar, smartphone, televisão,  microondas e muitos outros.
fonte: Redação Aliança News.

0 comentários:

Postar um comentário