sábado, 15 de outubro de 2016

VAI COMEÇAR!!!: SEGUNDA DIVISÃO INICIA HOJE NÓS ESTÁDIOS TOCANTINENSES

O Campeonato Tocantinense da Segunda Divisão chega a sua oitava edição neste ano. A Segundona de 2016 começa neste sábado (15), sete times participam da competição, inicialmente seriam oito, porém o Araguaína foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e excluído por três anos de todas as competições da Federação Tocantinense de Futebol.
A punição foi aplicada porque o time descumpriu uma decisão da Justiça Desportiva do Futebol do Tocantins de pagar uma multa de R$ 5 mil referente ao caso de agressão do assistente Gilvaneis Pires, no jogo contra o Tocantinópolis, em junho deste ano, pela Primeira Divisão.
Com o Araguaína fora, estão na competição as seguintes equipes: Guaraí, Imagine, Sparta, Palmas, União de Palmas, Nova Conquista e Colinas. O futebol no Tocantins é profissional desde 1993, mas apenas em 2009 foi criado o Campeonato Tocantinense Segunda Divisão, devido o grande número de times que eram criados e que queriam se tornar profissionais, participando da elite do futebol do estado.
Nesta edição, os únicos clubes que já venceram ou chegaram à final da competição são: Colinas, Palmas e o Guaraí.

REGULAMENTO
Na primeira fase da competição, sete equipes serão divididas em dois grupos com três equipes no grupo A e quatro no grupo B. Os times jogarão entre si, em jogos de ida e volta, dentro de cada grupo, todas as equipes terão o placar de 3 a 0 (W.O) contra o Araguaína por conta da punição sofrida pelo clube.
Os quatro primeiros colocados se classificam às semifinais, quando acontecem os seguintes cruzamentos: o segundo colocado no grupo A enfrenta o primeiro do grupo B, assim como o segundo colocado do grupo B enfrenta o primeiro colocado da chave A, os jogos também serão disputados em ida e volta. Os vencedores disputam a final do Tocantinense Segunda Divisão em duas partidas. O campeão e o vice-campeão serão os dois clubes classificados para a primeira divisão do estadual.
Em caso de igualdade na primeira fase, os critérios de desempate são: 1) maior número de vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) maior número de gols a favor; 4) confronto direto (somente entre dois times); 5) sorteio.
Na segunda e terceira fases, os critérios, em caso de empate em pontos ganhos, serão os seguintes: 1) melhor saldo de gols, dentro da fase em disputa; 2) se o empate ainda persistir, haverá cobrança de penalidades máximas.
ESTÁDIOS
Estádio Mirandão, em Araguaína (Foto: Lucas Ferreira/TV Anhanguera)Estádio Mirandão, em Araguaína, será a casa do Sparta e do Nova Conquista na competição 
(Foto: Lucas Ferreira/TV Anhanguera)

Os três representantes da capital Palmas na competição sediarão seus jogos no Estádio Nilton Santos. Da mesma forma que as equipes do norte do estado, Sparta e Nova Conquista, dividirão o Estádio Mirandão em Araguaína. O Guaraí e o Colinas mandarão jogos em seus respectivos estádios municipais, Delfinão e Bigodão.
Nilton Santos
Nome: estádio Nilton Santos
Cidade: Palmas
Capacidade: 10 mil
Times mandante: Palmas, União de Palmas
Mirandão
Nome: estádio Leôncio Miranda
Capacidade: 6.000
Cidade: Araguaína
Times mandante: Sparta e Nova Conquista
DelfinãoNome: estádio Municipal Delfino Pereira Lopes
Capacidade: 3.500 pessoas
Cidade: Guaraí
Time mandante: Guaraí
Bigodão
Nome: estádio Municipal Antônio Neto
Capacidade: 2.500
Cidade: Colinas
Time mandante: Colinas
EQUIPES
Paraíso vence o Colinas nas quartas de final (Foto: Edson Reis/GloboEsporte.com)Colinas aposta em jogadores da cidade
(Foto: Edson Reis/GloboEsporte.com)
ColinasO elenco nessa temporada será formado por jogadores da cidade, que foram apresentados no dia 6 deste mês. De acordo com o gerente de esporte, Magno Silva, a equipe deve trabalhar com 26 atletas dos estados do Tocantins, Maranhão, Goiás e Minas Gerais. Quem comanda a equipe esse ano é o técnico Arismar Abreu.
Colinas leva o nome da cidade, que está localizada na região central do Tocantins. O clube foi fundado em 2000 e conquistou o estadual da Primeira Divisão de 2005.foi rebaixado para a Segunda Divisão no Campeonato Tocantinense de 2014.
Guaraí aprsenta elenco  (Foto: Guaraí Notícias)Guaraí apresenta elenco para segundona
(Foto: Guaraí Notícias)
Guaraí
Após a indecisão se ia ou não disputar a Segundona, a diretoria do clube confirmou no dia 11 de outubro a participação na competição de 2016. Segundo a diretoria, os jogadores que vão compor o time juntamente com os garotos da base vêm do estado de Goiás. O treinador será o ex-jogador Paulo Mendes, que soma passagens pelo Goiás.
O time tinha estreia prevista para este sábado (15), contra o Imagine, mas por pedido das duas equipes a partida foi adiada para quarta-feira (19), às 19h.
Imagine e Guaraí disputam vaga da semifinal nos pênaltis (Foto: Divulgação/TV Lobão)Imagine estreia contra o Guaraí (Foto: Divulgação/TV Lobão)
Imagine
O Imagine se apresentou oficialmente nesta quinta-feira (13), mas a equipe já estava treinando há pelo menos duas semanas. O técnico será Huberlan Silva, que também treinou a equipe da base. O clube aproveitou os jogadores que mais se destacaram no Tocantinense Sub-18 para o elenco.
Imagine já disputou outras vezes a Segunda Divisão Tocantinense, mas ficou de fora no ano passado.
Nova Conquista apresenta elenco para Segunda Divisão 2016  (Foto: Divulgação/ Nova Conquista )Nova Conquista apresenta elenco para Segunda Divisão 2016 (Foto: Divulgação/ Nova Conquista )
Nova Conquista
Equipe apresentou elenco e novo técnico, Manoel Filho. A equipe está treinando a mais tempo que outras. Iniciaram os trabalhos no dia 26 de setembro, em preparação para a Segundona. Jogadores da base e de fora do estado compõem o elenco.
Nova Conquista foi fundado em 2006, mas só se profissionalizou este ano. O time é o representante de Santa Fé do Araguaia, município que fica na região norte do Tocantins.
A estreia será contra o Colinas neste sábado (15), no estádio Mirandão, às 16h.
Elenco palmense cresce para a disputa da Segunda Divisão Tocantinense (Foto: Nelio Soares/GloboEsporte.com)Elenco palmense para a disputa da Segundona (Foto: Nelio Soares/GloboEsporte.com)
Palmas
Tricolor apareceu esta semana e confirmou participação na competição. O técnico será Célio Ivan, que soma acessos com Tocantins e Paraíso. Entre os jogadores apresentados para a Segunda Divisão, estão Moacri, Paulista, Márcio e a dupla de zaga: Mikael Souza e João Marcos (dupla defendeu o Tocantins este ano).
O time foi rebaixado este ano para a Segundona após a péssima campanha na divisão de elite. Este é o terceiro rebaixamento do time na história (2010, 2012 e 2016). O Palmas estreia neste sábado (15) contra o União às 16h30 no Nilton Santos.
Sparta inicia os trabalhos para a Segundona 2016 (Foto: Abdon Barbosa/Divulgação)Sparta inicia os trabalhos para a Segundona 2016 (Foto: Abdon Barbosa/Divulgação)
SpartaNa ausência do Araguaína na competição, o Sparta pretende representar a cidade na Segundona. O clube apresentou o elenco no último dia 6. A equipe também está apostando em velhos conhecidos do futebol tocantinense como, o atacante Batata, que soma passagens pelo Araguaína e Tocantinópolis, além de já ter defendido antes o Sparta, na Segundona de 2015. O ex-Araguaína, China, é mais uma das figurinhas repetidas, além do Jalison Gama, ex-Tocantinópolis.
O técnico Fernando Brasília está mais uma vez no comando do time. Os jogadores terão mais tempo para se preparar, isso porque a estreia seria contra o Araguaína, mas como o time está suspenso, o Sparta soma três pontos sem precisar ir a campo.
Lourigol e Jean Miracema estão no elenco do União de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Lourigol e Jean estão no elenco do União de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
União de PalmasO time vai para a segunda disputa da Segundona do Tocantinense na história do clube. O União apresentou o elenco no fim do mês de setembro, com nomes conhecidos e experientes do futebol tocantinense. Quem treina a equipe nessa temporada é o técnico Wicelmo Rodrigues. União de Palmas foi fundado em 1993, porém, só em 2015 é que o time foi disputar uma competição profissional.
Alguns dos jogadores que fazem parte da equipe são: Gean Miracema, o meia Wesley (ex-Interporto), Nikolas (ex-Palmas) Fábio Bahia (ex-Palmas), Alan Kardek (ex-Gurupi), Eraldo (ex-Ricanato),Renan (ex-Interporto) e Lourival (ex-Paraíso). O clube conta ainda com o jovem atacante, Patrick, que conquistou o acesso com o Ricanato, em 2015.
O time estreia contra o Palmas neste sábado (15), às 16h30, no Nilton Santos.
Globo.com/TO

0 comentários:

Postar um comentário