terça-feira, 8 de março de 2016

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: PARABÉNS ALVANI BRITO, QUE ESTA A 11 ANOS NA ARBITRAGEM NO TO.


“Mulher não entende de futebol! Lugar de mulher é na cozinha! Sai daí e vai lavar uma trouxa de roupa!” Essa são algumas das frases preconceituosas que a assistente Alvani Brito já ouviu quando estava nos gramados. Ela é a única mulher que faz parte da arbitragem tocantinense e, apesar de todo o preconceito que enfrenta, quer chegar ainda mais longe.
- A arbitragem é desafiadora, mas muito prazerosa. Nós mulheres temos que fazer o teste físico no mesmo índice masculino e é bem difícil, mas quando a gente faz o que gosta é muito gratificante - disse.
Alvani é professora de educação física e está na arbitragem tocantinense desde 2005. Ela diz que muitas vezes os jogadores e até a torcida já tentaram intimidá-la dentro de campo, mas nenhuma dessas atitudes fez com que ela pensasse em desistir.
- Quando eu entrei na arbitragem já imaginava que iria enfrentar tudo isso, nunca tive medo e não me deixo intimidar. Quando os jogadores falam alguma coisa que eu não gosto, finjo que não ouvi ou chamo o árbitro.
E o futebol não é o único esporte que atrai a Alvani. Ela é apaixonada por várias modalidades. 
- Judô, corrida de rua, mountain bike e comecei até slack line. Sou fã de vários esportes. Não fico parada - brincou.
O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), é para lembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos. No futebol não é diferente e de acordo, com a Alvani, muito ainda precisa mudar.
-

Já avançamos bastante, mas ainda temos muita coisa para conquistar, principalmente dentro dos gramados. Vamos em frente que a gente chega lá.
Globo.esporte/TO. 
Vilma Nascimento. 

0 comentários:

Postar um comentário