terça-feira, 10 de maio de 2011

ALIANÇA CONQUISTA O HEXA CAMPEONATO NO ESTADUAL AMADOR



Por Edson Fonseca / Foto Jair Telles.

A cidade de Aliança do Tocantins, a 195km da capital  Palmas, entrou para história do cenário futebolístico estadual. A equipe detentora de um currículo invejável no amador, carregava no seu currículo cinco títulos   conquistados, se tornando o único penta campeã estadual amador de futebol do estado. A expectativa era conquistar  o hexa campeonato em 2011.  A ultima participação do  Aliança  no estadual amador,  aconteceu em 2005, naquela ocasião, mais uma vez chegou na final, o adversário era o Guarai Esporte Clube da cidade de Guarai- TO, mas, diante dos seus fanáticos torcedores,  deixou escapar o titulo e viu o sonho do hexa ficar adiado

 Em 2007 a equipe disputa pela primeira vez o campeonato profissional de futebol, faz uma boa campanha,  diante disso a diretoria  confirma  participação no campeonato estadual profissional de 2008. Já em 2009 a equipe abandona o campeonato após quatro rodadas por falta de condições financeiras. A decisão teve impacto severo no futebol de Aliança,  a equipe leva uma  punição de dois anos e fica  longe das competições estaduais da Federação Tocantinense de Futebol.  Em 2011 com apoio da prefeitura e câmara municipal, a equipe volta ao cenário estadual, com um planejamento bem organizado e com atletas oriundos da cidade, o Aliança voltava ao estadual amador depois de 5 anos fora do certame. A equipe contratou apenas 3 atletas, o goleiro Bruno e o zagueiro Geová de Duere-TO, e já na segunda fase,  trouxe o ala direito Naylon da cidade de Gurupi.

 As finais: A primeira partida jogada em Colinas –TO, contra a equipe local,  apesar de ter sido prejudicado pelo arbitro, mesmo jogando com nove atletas o Aliança perdeu por 2x1,  levando o gol aos 47 do segundo tempo. O resultado obrigava a equipe a  vencer por dois gols de diferença para conquistar o titulo, vitória por um gol a decisão seria decidida nas penalidades máximas. 

O jogo: O torcedor compareceu,  e cerca de 500 torcedores lotaram o Ipirangão para empurrar a equipe ao hexa campeonato. Logo aos 30 segundos de jogo, o ala Mineiro quase abre o marcado. O Aliança  buscando o gol, o Colinas tentando gastar o tempo.  A pressão continuava em cima do goleiro Luciano do  Colinas,  tabela de Leo, Itamar que toca para Gongo que chuta na trave.... O lance  animou o time,  varias chances eram criadas, mais a bola não entrava. Os colinenses  continuava com o toque de bola, dano a entender que estava gostando do resultado.  O goleiro Bruno do  Aliança,  praticamente assistiu o jogo, isso devido a boa marcação do setor defensivo aliancense. De tanto insistir, o gol do Aliança   finalmente saiu, jogada de Itamar, que toca para Léo marca um lindo gol fazendo,  Aliança 1x0 Colinas, aos 38 do segundo tempo.  Após o gol, as equipes tocaram a bola e esperaram o arbitro Francisco Leone encerrar o primeiro tempo.

 Segundo Tempo: A segunda etapa do jogo começou a todo pavor, o Aliança buscava o segundo gol, já o Colinas buscava o empate que lhe dava o titulo. A partida ficou aberta e nervosa, o arbitro Francisco Leone começa a distribuir cartões amarelos para inibir a violência que estava mais do lado da equipe colinense. Chances para ambos os lados, e nada do gol sair. Num lance pela linha de fundo, aos 35 minutos do segundo tempo, o zagueiro Wildson  do Aliança, que já tinha cartão amarelo é faz falta violenta e é  expulso. Com um a menos, o Aliança passou a jogar nos contra a  ataque, por meio dos atacantes Ramon, Itamar e Leo.  O Tempo passava e nada de sair gol. Chance para o Aliança, Itamar cobra a falta que passa rente o gol de Luciano do  Colinas. O jogo ficou um perde e ganha no meio campo, aos 45 minutos do  segundo  tempo, contra a taque do colinas, Leislan perde cara a cara com o goleiro Bruno, seria o gol do titulo. O arbitro Francisco Leone encerra a partida que vai para as penalidades máximas. O goleiro Bruno que já havia defendido cinco pênaltes na competição, mostrou  por que é especialista nesse fundamento, defendeu a primeira cobrança. Itamar cobra e faz 1x0 Aliança. Após algumas cobranças erros e acerto, a decisão estava  nos pés do atacante Ramon, o batedor oficial do time do  Aliança. Ramon faz como manda o figurino, bola no canto, goleiro no outro,  sem chance para o Luciano, era o gol do hexa campeonato do futebol amador, o Aliança Esporte Clube é  campeão do campeonato estadual amador versão 2011, conquistando o sexto titulo da sua história. Parabéns a todos que contribuíram de um modo direito e indireto para obter o resultado positivo. O  Aliança jogou com Bruno, Naylon, Fledson, Wildson, Mineiro (Warle) . Gongo, Cabeça, Itamar, Nenê, Leo ( Geová) e Ramon.

Comisão técnica:
 Presidente: Roberval Paulo
 Técnico Vanderlam Lima.
 Preparados físicos: Alexandre e Nelson Negão
 Massagista: Diones
 Ropeiro : Mateus.

1 comentários:

Deuzimar Carvalho Batista disse...

parabéns para a equipe do aliança pela conquista do amador 2011

deuzimar carvalho

15 de maio de 2011 às 07:54

Postar um comentário