sexta-feira, 27 de junho de 2014

RÁDIO, O SOM QUE IMPULSIONA O CORAÇÃO...

Blog Edson Fonseca/ A primeira transmissão de rádio realizada no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo. Na ocasião o público  ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, transmitida diretamente  do Teatro Municipal. 

Desde 1922 as experiências com rádio-clubes vinham sendo realizadas; entretanto, foi somente em 1923 que Roquette  Pinto inaugurou a primeira emissora de rádio, a Rádio Sociedade.
 O sucesso motivou os amantes do Rádio e no ano seguinte, foi inaugurada a Rádio Clube do Brasil. Em 1926, foi inaugurada a Rádio Mayrink Veiga, seguida da Rádio Educadora, além de outras da Bahia, Pará e Pernambuco. Quando a Rádio Nacional foi fundada, no ano de 1936, o mundo inteiro ainda mal refeito da primeira Grande Guerra esperava pela eclosão de um novo conflito. Só mesmo no país do futebol é que o gol no rádio poderia ter outro som.

A narração de uma partida pelos locutores brasileiros é singular. Jogando com o imaginário do fanático torcedor, o locutor cria um lance mais bonito do que a realidade. É uma descrição sempre emocionante, precisa e rica em detalhes. No Tocantins também temos esses representantes que nunca medem esforços para levar a emoção de uma transmissão. A dificuldade, a falta de apoio, patrocínio não desanima a classe, o Rádio jamais morrerá, ele sempre chega primeiro, é o pai da informação, penetra o pensamento... penetra....    a alma.
Temos orgulhos de ter excelentes narradores, experientes, jovens promessas que abre o peito para levar as informações juntamente com sua equipe esportiva. Aqui alguns nomes que irão representar toda essa classe esportiva, Lileco Silva, Rádio Tocantins FM de Araguaína-TO, juntamente com sua equipe é considerado um dos melhores narradores do estado, com uma narração diferenciada que empolga e motiva o ouvinte.

Outro que também destacamos é o Rochinha Martins, “
Rochinha Gol” da cidade de Paraíso-TO, Rádio Líder FM 95,7  leva a emoção com uma narração única, que prende o ouvinte e faz sentir dentro do campo.







Representando a região sul, o garoto que chegou de mansinho e com sua humildade conquistou o público da região sul, com sua narração que coloca gotículas de alegria que envolve o ouvinte, ele juntamente com sua equipe faz o torcedor fica a beira do gramado, estamos falando de Rogério Rodrigues, narrador da Nova FM 104, de Gurupi-TO. 


Representando nossa capital Palmas, a Rádio CBN Tocantins, com o narrador Jorge Veleriano  leva juntamente com toda sua equipe informação e imparcialidade nas transmissões, levando a emoção para os torcedores e ouvintes.

As equipes de Rádio do Tocantins precisam ter mais condições e estruturas para realizarem o seus trabalhos, mesmo com todos os pedidos, reuniões  do presidente da ACETO  Gilberto Correa da Silva, o “ Gil Correa”, jornalista que á anos  vivi o esporte tocantinense, senti na pele as dificuldades para com os colegas de trabalhos. 


Apesar de tudo isso, o Rádio  é o meio de informação eficaz que leva a noticia nos quatro cantos do mundo, mesmo com a era da internet, mesmo com toda essa velocidade, o Rádio chega nos lugares e leva a informação em primeira mão. Por isso que parabenizamos todos os locutores e narradores de futebol do Tocantins representados pelos nomes citados acima. PARABENS AOS NARRADORES DE FUTEBOL E SUASM EQUIPES. 


0 comentários:

Postar um comentário