terça-feira, 7 de junho de 2016

ACETO: ASSOCIAÇÃO DOS CRONISTAS DO ESTADO DO TOCANTINS EMITE NOTA DE REPÚDIO.

A Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins – ACETO – lamenta profundamente os atos de vandalismos e agressões ocorridas no Estádio Mirandão, em Araguaína, no sábado (4/6), no transcorrer da partida entre Araguaína x Tocantinópolis, pela 14ª rodada da primeira fase do Campeonato Tocantinense de 2016.
O Esporte como toda atividade humana, deve ser exercido, com base nas regras normais de sociabilidade, convivência social e respeito mútuo a todos os envolvidos no processo em andamento.
As imagens que foram divulgadas em todo o Estado, nas redes sociais e em outros estados do país, chocaram pela falta de civilidade e total despreparo de pessoas que não podem conviver no seio da sociedade, dita humana.
Estranhamente, por ser um jogo de portões fechados, determinado pela Justiça Desportiva do Tocantins, tinha muita gente dentro do estádio e até mesmo dentro do gramado, numa clara intimidação e incitação premeditada da confusão e violência contra a arbitragem e até mesmo alguns colegas de imprensa.
Atos chocantes como os observados na partida, afastam os torcedores dos estádios e inibem os patrocinadores, que já são poucos, para a prática do futebol em nosso estado, colocando mais uma vez o futebol tocantinense na berlinda.
Cabe ressaltar que a Associação dos Cronistas Esportivos, com antecedência e atendendo à decisão da Justiça Desportiva, enviou ofício com antecedência para a Federação Tocantinense de Futebol, a relação dos veículos e cronistas credenciados e autorizados a adentrar no estádio e no gramado do estádio Mirandão. Por outro lado, a Federação Tocantinense encaminhou Circular para todos os clubes envolvidos com a partida, bem como para todos os veículos de imprensa. Mas infelizmente não foi cumprida a Circular, bem como a decisão da Justiça Desportiva.
Em sendo um jogo com portões fechados, tinha mais gente dentro do próprio gramado, do que a partida realizada em Palmas, entre Palmas x Tocantins, que contou com a presença de 37 pagantes, segundo borderô divulgado pela FTF. Apenas a título de parâmetro de como a lei foi desrespeitada. A própria Polícia Militar estava em menor número de profissionais escalados e teve enorme dificuldade para conter os ânimos e não teve como fazer a segurança do assistente Gilvanez Pires, que teve fratura no braço direito e terá que passar por cirurgia reparadora, além de várias escoriações em todo o corpo.
Com base nos relatos acima, a Aceto REPUDIA toda forma de violência, especialmente nos estádios de futebol, bem como em qualquer praça esportiva e de lazer, de qualquer parte do planeta e pede providências para a Justiça seja feita, e, que a Segurança seja melhorada nas competições, especialmente nas partidas finais do Estadual Tocantinense de 2016, que começa no próximo sábado, nas cidades de Gurupi e Paraíso.
Baltazar Martins Rocha– (Rochinha Martins)
Presidente ACETO

0 comentários:

Postar um comentário