terça-feira, 4 de junho de 2013

KELBER FARIAS.... A BOLA E OS ESTUDOS ...


O  Quadro,  Você Sabia?  Conta a história do gurupiense  Kelber Farias.

A  maiorias das crianças que jogam futebol,  sempre teve um sonho de se tornar um grande jogador e ganhar muito dinheiro. Mas aproximadamente   5% conseguem esse feito. O futebol é o esporte mais praticado no mundo, e no Brasil não é diferente. O futebol praticado hoje é muito diferente dos anos anteriores, isso e visível, mas uma coisa e preciso salientar, os atletas estão mais espertos, ou seja, buscando uma qualificação para entender melhor o mundo dos negócios. Atletas que dentro de campo ganharam fortunas, mas   fora dele perderam tudo por falta de uma escolaridade e conhecimento social na vida econômica, sócio e cultura.    Hoje vamos adentrar na história do gurupiense Kelber Farias, mais conhecido no futebol como Kelber.  Garoto inteligente, dentro e  fora das quatro linhas, sua mãe, uma apaixonada por futebol, deu todas as condições para o filho unir o útil ao agradável, jogar futebol mais sem esquecer dos estudos. 

 A carreira de jovem atleta começou no campinho de terra batida, na equipe do Olaria Esporte Clube,  do então saudoso técnico “ seu Messias”  ( como era conhecido),  (inmemorian), ele quem iniciou os primeiro passos de Kelber, lá mesmo no setor pedroso onde o garoto morava.  Naquela época ele atuava no campo de futebol socyte. Seu Messias tinha um olho clínico para descobrir novos talentos, e com kelber não foi diferente, sua primeira inscrição  como jogador amador foi no Olaria Esporte Clube.

O sucesso do garoto despertou interesse de outras equipes, o técnico Alcides Gonçalves, técnico do Gurupi Esporte Clube, equipe com maior estrutura na época
convidou o garoto para atuar no clube no qual ele era treinador.  Alcides estava certo, Kelber jogou os primeiros torneios, estaduais e internacionais, onde conquistou o primeiro título internacional do estado, em São João da Boa Vista, tendo atuação de gala fazendo dupla com Ramon atleta de Aliança do Tocantins, e Kelber foi o  artilheiro do certame.

Os títulos foram aparecendo, kelber foi eleito o melhor jogador do Inter Estadual em Palmas, no ano  de  2000.  O sucesso no Tocantins,  começou a despertar interesse em outros estados.  Kelber foi fazer teste no Goiânia Esporte Clube, foi aprovado na equipe dos juniores.

Sempre dedicado aos estudos, ele  conciliava o futebol e os cadernos. O garoto foi aprovado no vestibular na Católica e Unip -GO,  mais uma proposta mudaria seu destino. Kelber recebeu uma proposta do Gurupi Esporte Clube que também ofereceu uma bolsa de estudos na Unirg (Faculdade da cidade de Gurupi -TO). O coração pelo Gurupi e especialmente pela família,  falou mais alto, ele estava unindo o útil ao agradável, jogar  futebol  e estudar.

E não demorou muito, sua  profissionalização foi  em 2005, onde  ajudou  a equipe do Gurupi Esporte Clube a chegar em 3° lugar no estadual. O jovem atleta participou da boa campanha do time gurupiense, era titular nas maiorias  das partidas, onde sempre deixava a bola na rede. Atuou pelo Inter porto na Copa São Paulo de Futebol Junior, mais foi pelo Gurupi Esporte Clube que Kelber teve um grande destaque onde foi contratado pelo  União A. Barbarenese E. C.

O garoto que saiu lá do campinho do setor pedroso, disputou o campeonato estadual mais difícil do Brasil, o campeonato Paulista, em 2006. A boa atuação também despertou a equipe do Mogin Mirin -SP onde kelber teve uma boa passagem.  Quem também viu o talento do garoto foi a cidade de Araguaína -TO, Kelber atuou no Araguaína em 2007.

O futebol profissional do Tocantins, ainda segue em passos lentos, diante disso, a maioria dos jovens  que buscam algo á mais em sua vida,  coloca o futebol como segunda opção, o estudo começa a ser uma opção para o futuro.  Mesmo buscando seu  objetivo  estudantil, Kelber disputou em 2009 e 2010 o campeonato universitário em Curitiba no estado do Paraná, onde na ocasião morou naquele estado.  Apesar de amar o futebol,  Kelber abraçou os estudos concomitantemente  onde se formou em Psicologia.

Mas a paixão do futebol impulsionou o coração, em 2011 Kelber teve grande atuação pelo Palmas Futebol e Regatas,  ele foi artilheiro da equipe, onde mesmo com salários atrasados, ele  lá estava todos os dias treinando para honrar a  camisa do time palmense. O resultado foi admirado por todos,  a equipe chegou em 3° lugar no tocantinense mesmo com toda dificuldade.


Devido ter feito um ótimo trabalho em 2011, já  em 2013,  Kelber vestiu a camisa do time da capital novamente,  com uma equipe bem estruturada e mais organizada o Palmas quase chegou a grande final, perdendo para o Gurupi numa partida emocionante  no Nilton Santos.

Perguntado pelo Blog Edson Fonseca, qual seria o futuro após o campeonato estadual, Kelber  revelou:  “Estou analisando algumas propostas quanto futebolística quanto na minha área de formação psicologia, ainda não defini...revelou o craque.


Kelber sempre foi um rapaz, calmo, amigo e humilde, talvez isso o fez cultivar grandes amizades por onde passou.  Deu muitas alegrias para os torcedores  dos clubes que defendeu. No país que vivemos, o estudo e prioridade, as vezes não dar pra conciliar os dois, diante disso, a decisão de Kelber foi correta, porque mesmo sendo um jogador diferenciado, o futebol de hoje tem muitas armadilhas, e nem sempre quem é o melhor esta na primeira fila...  O futebol  acaba, a idade chega...  já os estudos, é para vida inteira. 

Arquivo: (Facebook)
Gurupi Esporte Clube


0 comentários:

Postar um comentário