sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

GURUPIENSE É DESTAQUE NO BARCELONA DA ESPANHA.

Mais uma vez o futebol tocantinense é destaque na mídia nacional. Tudo isso se deve ao garoto Werick Marciel  de Oliveira, natural de Gurupi -TO. O garoto esta sendo um dos destaque do Barcelona da Espanha, uma das melhores e mais poderosa  equipe do mundo. O garoto começou a atuar no Barca no fim de setembro, sendo 12 atuações no qual foi titular  oito vezes. Tudo foi gradativamente, Werick começou como reserva, e aos poucos foi ganhando força e confiança do técnico. O garoto tocantinense atua no meio campo. O site Uol fez uma matéria contando a história desse gurupiense que tem cidadania espanhola, mas que seu sonha é jogar com a camisa da seleção brasileira. 
 Veja abaixo a matéria na íntegra do site Uol.
O sobrenome “Del Oliveira” na ficha do jogador Werick no Barcelona esconde um segredo. É a “espanholização” de um brasileiro de 15 anos, que vem ganhando destaque nas categorias de base do clube, e sonha em ser descoberto pela CBF para jogar pelo Brasil.
Werick Maciel de Oliveira é natural de Gurupi, município do Tocantins com cerca de 80 mil habitantes, e vive na Catalunha há oito anos. O UOL Esporte acompanhou um jogo do garoto em Barcelona ao lado dos familiares e conta a história do brasileiro da La Masia, a base do Barça, considerada a melhor do mundo. Ela está em ascensão e já carrega a fama de novo Rivaldo com as atuações pelo sub-15.
Werick começou a atuar de maneira oficial pelo Barça no fim de setembro e soma 12 jogos até o momento, sendo oito como titular. O garoto brasileiro começou entre os reservas, com a camisa 14, mas foi ganhando moral e assumiu a camisa seis e virou meio-campista Já atuou com a camisa número 10.
Diferentemente de Rivaldo, Werick é destro. No entanto, chama a atenção o fato de muitas vezes conduzir e arriscar chutes de longa distância com ambas as pernas. Foi com uma finalização de perna esquerda de fora da área, em lance característico de Rivaldo, que marcou o primeiro gol pelo Barça. A jogada ainda foi parar no Top 5 dos gols mais bonitos da base do Barcelona no mês de novembro em eleição feita pelo clube .
“Após as primeiras semanas de adaptação, um jogador começa a brilhar no Barcelona. Foi o melhor do time nos dois últimos jogos e aos fiéis seguidores da La Masia recorda, por conta do tipo físico e estilo, o inesquecível Rivaldo”, escreveu o jornalista catalão do Mundo Deportivo, Oriol Domènech, conhecido por reportagens com os jogadores da base do Barcelona.
A matéria do jornal é intitulada “Werick, o Rivaldo de Osona (comarca da região da Catalunha)”. É na cidade de Sant Quirze de Besora, há 70km de distância de Barcelona, que vive o jovem promissor com seus dois irmãos. A mãe, Rejane, é casada com o catalão Miquel desde 2004. Foi por essa união que a família se estabeleceu na Catalunha em 2006.
Como é filho de brasileiros, Werick não tem dupla nacionalidade. Só que a cidadania espanhola está em processo e pode ser adquirida através do catalão Miquel. A obtenção do documento agrada o Barcelona, vítima de punição da Fifa por irregularidades na contratação de jogadores estrangeiros para a base. Ele também possibilitaria o brasileiro a defender a seleção espanhola.
Werick ainda fez viagem a Coréia do Sul de testes com o sub-15 do Barcelona neste ano antes de jogar de maneira oficial. Ele está sob um contrato de imagem válido por um ano que o proíbe, por exemplo, de dar entrevistas.
O garoto não recebe salário. Como regalias do vínculo estão os materiais esportivos de primeira linha e o táxi pago pelo clube para percorrer os quase 70km que o separam da Cidade Esportiva do Barcelona nos quatro dias de treinamento por semana.
Quando completar 16 anos no próximo mês de abril poderá fechar contrato profissional com validade de três anos e jogar no juvenil, Barça B, ou até mesmo no time principal.
fonte: Uol.

0 comentários:

Postar um comentário