terça-feira, 17 de julho de 2012

WILSON CASTILHO: PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIA NO FUTEBOL


Blog Edson Fonseca/ O futebol é um esporte que contagia milhões de pessoas em todo o mundo. Especialmente no Brasil, o esporte é o mais praticado dentre as modalidades esportivas. Diante disso,  90% dos garotos,  querem se tornar um jogador de futebol, talvez na menção de ganhar fortunas como alguns privilegiados conseguem durante suas carreiras. Na verdade o futebol necessita de muito planejamento, estrutura e dinheiro, pois “fazer futebol” não é barato. As maiores dificuldades vem nos pequenos estados, que ainda lutam para manter seus estaduais. No Tocantins, não é diferente, o estado já comporta duas divisões, mais para alguns críticos o nosso futebol  ainda vigora como “semi-profissional”. Mesmo com dificuldades de manter um nível considerado profissional, aqui no estado podemos dizer que temos  um exemplo de modelo de gestão pé no chão. Estamos falando da equipe do Gurupi Esporte Clube, principal equipe do estado, detentora de vários títulos, e reconhecimento de participações nacionais.

Inicio do Trabalho:  Fundado em 13 de Junho de 1988, o Gurupi Esporte Clube, veio se tornar uma equipe de ponta apartir do momento que começou a se organizar como um  equipe profissional, não só no nome, mas especialmente nas ações. Sem dúvida esse desempenho veio apartir do ano de  2006, que Wilson Castilho, então presidente da LETA (Liga Esportiva Tocantins Araguaia), assumiu a direção da equipe. A mudança foi benéfica par o Gurupi, Castilho com seu jeito simples e correto conquistou os empresários e torcedores, e desde de 2006  vem sendo administrado com muita competência pelo presidente Wilson Castilho, que tem na diretoria Josimar de Figueiredo vice-presidente de futebol, os diretores Mário César Lustosa, Luis Cláudio Barbosa, Wilson Costa diretor financeiro, diretor de Futebol Antônio Carlos Pakalolo, diretor administrativo e jurídico Ezemir Nunes, Aelton Camargo diretor de patrimônio, Goiaciara Cruz diretora de Futebol Feminino, Glauber Souza gerente de futebol e Rogério Rodrigues Assessor de Imprensa. Foram muitas conquistas, alegrias, tristezas e o mais importante, valorização de uma equipe que estava sem identidade, sem expressão no cenário estadual e nacional. Wilson Castilho, mostrou competência e carisma ate nas contratações para com jogadores, a fama de bom pagador, o ajudou nesse caminho futebolísticos.

 O prestígio dele e  tão forte que após ter finalizado  seu mandato e assumir outro presidente, o Gurupi ficou atolado, paralisado sem ação, diante disso houve uma grande corrente para que Castilho voltasse e assumisse o posto que sempre esteve a frente. Não deu outra, o Gurupi conquistou o tri- campeonato absoluto com uma campanha digna de um grande campeão. Castilho também proporcionou ao futebol gurupiense e ao Tocantins,  a vinda de grandes jogadores de nível nacional, como Bruno Lopes, Androvani, Nonato, Lúcio, Valdo, Santos, Cordova, dentre vários  outros atletas.

  Planejamento, credibilidade, compromisso e organização  para com toda diretoria e jogadores,  sempre foi o lema de Castilho. Hoje a equipe do Gurupi Esporte Clube na  fase atual, se deve a esse grande profissional que não aparece muito, mas,  por trás das câmaras trabalha dia e noite para colocar o Gurupi  entre os melhores do estado,  além de representação nacionais. Esse trabalho deu certo, o Gurupi Esporte Clube é considerado  a principal equipe do estado. Hoje o Gurupi Esporte Clube  conta com mais de 200 atletas inscritos nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-16 e Sub-18, Feminino e Profissional, graças ao apoio dos empresários,  da Prefeitura Municipal e Câmara que assimilou o projeto que Castilho ofereceu durante esse tempo a frente do camaleão.  Confere abaixo algumas conquistas da equipe do camaleão do sul.

Títulos:
Tetra Campeão Tocantinense 1996-1997-2010, 2011e 2012
Vice-Campeão Tocantinense 1995-2003 e 2008
3º Lugar do Campeonato Tocantinense 2007 e 2009

Duas Participações na Copa do Brasil de Futebol Profissional
2011 Gurupi 1 x 1 Paraná Clube – Estádio Rezendão
2011 Paraná Clube 3 x 0 Gurupi –Estádio Durival de Britto
2012 Gurupi 0 x 1 Atlético-GO – Estádio Rezendão
2012 Atlético-GO 4 x 2 Gurupi – Estádio Serra Dourada 
Primeiro clube do Tocantins a participar da Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2007:
2007 Gurupi 0 x 2 Internacional-MA
2007 Internacional-MA 0 x 0 Gurupi

Quatro participações na Copa São Paulo de Futebol Juniores:
2006,2007,2008 e 2011
*Campeão categoria Sub-18 da Taça Internacional de São João da Boa Vista-SP em 2004
*Campeão categoria Sub-16 da Taça Internacional de São João da Boa Vista-SP em 2012
* Campeão Tocantinense Categoria Sub-20 em 2004
* Vice - Campeão Tocantinense Categoria Sub-20 em 2006
* Campeão do Interestadual Categoria Sub-17 em 2007
* Campeão do Tocantinense Sub-18 em 2009
*Campeão da Copa Sul de futebol sub-13 e sub-15 em 2009
*Bi-campeão da Copa Sul de futebol sub-18 em 2009 e 2010
Site: www.gurupiesporteclube.com.br
Mascote: Camaleão do Sul

0 comentários:

Postar um comentário