FLAMENGO E CORINTHIANS AMPLIARÃO DISTÂNCIA FINANCEIRAS
Pegar a tabela do Brasileiro e ver Corinthians e Flamengo na ponta de cima, como acontece hoje, pode se tornar algo bem mais comum nas próximas temporadas. Pelo menos, dinheiro não vai faltar para que isso aconteça.
O novo contrato de TV (2012-2015) com a Globo aumentou a receita de todos os clubes, mas Corinthians e Flamengo, que já recebiam valores superiores aos outros, distanciaram-se mais ainda.
A diferença das quantias pagas às duas equipes para seus adversários, na maioria dos casos, chega a dobrar.
Para se ter uma ideia, em 2011, pelo atual contrato, o Corinthians receberá cerca de R$ 41 milhões, e o São Paulo, perto de R$ 36 milhões.
No próximo ano, quando o novo contrato passará a valer, entrarão nos cofres do Parque São Jorge ao menos R$ 100 milhões. E, no do clube Morumbi, R$ 85 milhões.
A diferença entre as receitas de TV dos dois clubes, que era de R$ 5 milhões, triplicou, passando para R$ 15 milhões.
"É natural que isso aconteça. Pensa quanto pode ser cobrado de um patrocinador em um jogo do Corinthians ou em um jogo de outro clube. Se eu fosse dirigente de outro clube, talvez reclamaria. Mas, como sou do Corinthians, acho justo", afirma Roberto de Andrade, diretor de futebol do clube alvinegro.
"Se investíamos 20% da receita de TV no futebol, poderemos continuar com esse percentual, ou até aumentar, e teremos mais jogadores de qualidade", projeta ele.
Já contando com o aumento de receitas, o Corinthians chegou fazer proposta de R$ 90 milhões para ter Tevez.
"R$ 85 milhões é uma projeção pessimista do São Paulo. E R$ 100 milhões para o Corinthians é otimista", rebate Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo.
Ele considera que a receita que seu clube terá com pay--per-view, que é variável, pode reduzir esse abismo.
Na comparação com o Palmeiras, o isolamento do Corinthians é maior. Entrarão no caixa do Parque Antarctica, neste ano, R$ 34 milhões. E, pelo próximo acordo, R$ 82 milhões --diferença de R$ 18 milhões para o arquirrival.
No Rio, o abismo do Flamengo para os rivais tem cenário ainda mais gritante. Para o Vasco, a diferença de receitas de direitos de TV, que hoje é de R$ R$ 13 milhões, chegará a R$ 25 milhões.
"A gente vale quanto pesa. Minha marca vale mais, então eu ganho mais", argumenta o vice-presidente do Flamengo, Hélio Ferraz.
O Fluminense verá também o Flamengo mais distante. Serão R$ 43 milhões de diferença de receitas. Pelo contrato vigente, ela é de aproximadamente R$ 20 milhões. (Folha.com) - RƩB
Editoria de Arte/Folhapress
0 comentários:
Postar um comentário