sexta-feira, 7 de março de 2014

O RACISMO CONTINUA QUERENDO SER O PROTAGONISTA DO ESPETÁCULO

Por Edson Fonseca/
O futebol é o esporte mais praticado no mundo, isso todos já sabem, inclusive tempos atrás parou uma Guerra Civil.  A delegação do time do Santos saiu do Brasil ruma à antiga nação do Congo Belga, hoje conhecida por República Democrática do Congo, com o pensamento de divulgar a marca Santos e com a certeza de que mais uma vez Pelé encantaria o mundo com gols e jogadas espetaculares. Porém, não esperavam que chegando lá encontrariam   uma cidade tomada por tanques e rebeldes. A nação estava imersa numa guerra civil. Nesse momento, na região de fronteira entre Brazzaville e Kinshasa, os exércitos das duas partes envolvidas na guerra escoltaram a delegação santista até o hotel e depois, até o estádio onde seria feito o jogo, demonstrando o clima de paz que agora cercava aquele país. Um futebol que já parou ate uma Guerra, não pode ficar refém de um adversário tão covarde que é o RACISMO.

Como ainda existe pessoas com esse tão conceito referente a cor da pele da outra? Antigamente se via muito esses atos no futebol alemão, mais depoimentos recentes de jogadores e que atua naquela praça, revela que após algumas severas punições e conscientização hoje a situação e  a visão do torcedor alemão é outra. E o Brasil? Quem diria em? Um pais que abriga todas as etnias, praticamente um pais que contem maioria negra segundo dados, não poderia esta vivendo esses atos tão vergonhoso. Após aquele episodio com Tinga  na libertadores, onde teve uma repercussão tão calorosa diante do das pessoas do bem, mais uma vez aconteceu um ato de racismo no futebol brasileiro.


 Na partida no Rio Grande do Sul entre Esportivo e Veranópolis o arbitro da partida foi xingado com palavras de racismo e não satisfeitos riscaram o carro do arbitro  Marcio Chagas da Silva, além de colocar uma banana ... No mesmo dia, esses indivíduos que se acham dono do mundo, ontem na partida entre Mogi Mirin e Santos, após vitória expressiva do Santos e um golaço de Arouca, alguns gatos pingados o chamavam de macaco durante sua entrevista a uma rede de teve.

 Mais o gol de Arouca foi muito mais importante do que esse ato, o grito do torcedor foi mais valioso do que o grito desses indivíduos. O Rio Grande do Sul tem fama de ser um estado racista, segundo relato do ex- atleta Basílio a CBF precisa olhar com mais rigor para o futebol do daquele estado, isso não é a primeira vez. Enquanto não tiver punições e prisões severas como esta acontecendo na Europa para com esses atos, vamos sempre ver esses atos, triste no futebol... 

Lembramos que o maior jogador da historia do futebol e negro, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.... Nossas esperanças é que o protagonista do espetáculo não seja o racismo, e sim as belas jogadas, os belos gols, não importa que sejam marcados por negros ou brancos, o que importa e o futebol arte que leva a alegria do torcedor. RACISMO E CRIME, NÃO SO NO FUTEBOL MAIS EM TODOS OS SETORES DA VIDA. 

0 comentários:

Postar um comentário