segunda-feira, 24 de março de 2014

FELIPE....FELIPE....FELIPE FRAGAAAA , ORGULHO TOCANTINENSE VENCE A STOCK CAR

Na manhã deste domingo, 23, o tocantinense teve mais orgulho do seu torrão quando viu na telinha da TV Globo a vitória de Felipe Fraga, de apenas 18 anos, brilhando no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
 
Campeão no ano passado na categoria de acesso o garoto tocantinense mostrou hoje em São Paulo que pode muito mais.
 
O principal atrativo desta prova foi a participação de um piloto como convidado a disputar a corrida. Felipe Fraga teve companheiro de quipe o piloto Rodrigo Sperafico e a dupla assumiu a ponta na metade da prova, aos 25 minutos de corrida. Felipe Fraga largou na segunda colocação.
 
A corrida terminou com Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen na segunda colocação.
 
Com a vitória Felipe Fraga marcou 12 pontos e Valdeno Brito 11.


Felipe Fraga

Mais jovem da categoria e ainda sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Felipe mostrou que pilotar está no sangue. O campeão do Brasileiro de Turismo de 2013 se arriscou, fez belas ultrapassagens e acertou na estratégia da troca de pilotos. Com o veterano Rodrigo Sperafico, vice-campeão da Stock em 2008, assumindo o cockpit na segunda metade da prova e mantendo a ponta, o representante de Tocantins acompanhou dos boxes sua primeira vitória.

- A dupla deles era muito boa. O Fraga é muito rápido e o Sperafico é muito experiente, já venceu várias corridas e foi vice-campeão em 2008. Eles tinham um carro muito bom nas mãos e largando na frente. Foi merecido - parabenizou Luciano Burti, também piloto da Vogel.

Com modo de disputa diferente, a prova de abertura valeu menos pontos (12 para o vencedor e 1 para o 12º colocado). A partir da próxima corrida, o ganhador somará 24 pontos - a última prova terá pontuação dobrada. A segunda etapa da Stock Car será realizada no dia 13 de abril, em Santa Cruz do Sul (RS).


A corrida

Na largada, Valdeno Brito ultrapassou o caçula Felipe Fraga, largando em segundo, e iniciou uma disputa ferrenha pela ponta com o pole Cacá Bueno. Após um toque de Rubens Barrichello, Denis Navarro rodou na curva, foi acertado por Vitor Genz e provocou a primeira batida da corrida, que ainda envolveu Max Wilson e Allam Khodair. 

Com a confusão instaurada, o safety car entrou na pista e Cacá sustentou a pole, sempre com Valdeno no encalço. A corrida continuou atribulada para Rubinho, que precisou sair da pista para evitar uma batida com Felipe Lapenna. Na primeira parte da corrida, um dos destaques foi o estilo ousado do novato Fraga, que fez uma grande ultrapassagem sobre Daniel Serra para ganhar o terceiro lugar. 

A janela para a troca de pilotos começou na volta 13, quando Cacá Bueno foi para os boxes e cedeu o cockpit do carro da RBR Mattheis para o argentino Pato Silva. Durante a parada, os carros precisaram reabastecer pelo menos 20 litros, além de trocar os quatro pneus. O procedimento levou 52 segundos no caso da RBR Mattheis de Cacá e Pato, excedendo os 45s previstos inicialmente.

Durante a troca de pilotos, Fraga aprontou de novo e deixou Valdeno Brito para trás. A maioria das equipes excedeu o tempo previsto para a troca de pilotos, com a passagem de bastão de Átila Abreu para Nelsinho Piquet levando 54 segundos. Quem levou a melhor no revezamento dos volantes foi o veterano Rodrigo Sperafico, que herdou o carro de Fraga e assumiu a ponta. O holandês Jeroen Bleekemolen também se saiu bem e recolocou o carro de Valdeno em 2º.

A disputa continuou acirrada na segunda parte, com direito a “fogo amigo” entre os convidados da RBR Mattheis, Pato Silva e o italiano Alessandro Pier Guidi. O argentino foi advertido por ter forçado um toque no convidado de Daniel Serra. Nelsinho Piquet conseguiu descontar o atraso nos boxes e colocou o carro da AMG em quinto, enquanto Sperafico corria tranquilamente rumo à primeira vitória de Felipe Fraga na Stock Car. 
Fonte: Surgiu Esporte / Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário