sábado, 31 de outubro de 2015

REPRESENTADO PELOS XERENTES, BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL DO FUTEBOL INDÍGENA

Empate, decisão nos pênaltis e muita alegria deixaram o clima emocionante no estádio Nilton Santos durante as finais do futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. As arquibancadas receberam mais de oito mil torcedores, nesta sexta-feira (30), que celebraram junto com as etnias os primeiros campeões mundiais indígenas no futebol. A etnia Xerente representou o Brasil nas duas decisões. No feminino o título que ficou com o Canadá e foi decidido nos pênaltis. Assim como a decisão masculina, mas neste caso o título ficou com o povo Xerente.


Canadá (campeão feminino)

Mesmo com toda a pressão imposta em campo pelas canadenses, as atletas da etnia Xerente conseguiram segurar o placar durante toda a partida. 
Teve até zagueira que fez papel de goleira e conseguiu salvar o time quando o gol já parecia certo. O jogo terminou em 0 x 0. Porém, nos pênaltis, as canadenses tiveram uma mira melhor e levaram o título com o placar de 3 x 1. Veja no vídeo o gol que deu o título ao Canadá.
Duelo masculino
No duelo masculino, os Xerentes saíram na frente com o gol de Moisés aos 16 minutos do primeiro tempo. Mas logo depois, aos 21 minutos, os bolivianos conseguiram o empate e o primeiro tempo terminou em 1 x 1. 
O segundo tempo continuou equilibrado, mas um deslize da zaga Xerente empurrou a bola para rede adversária e desempatou o jogo aos 13 minutos. Sem perder tempo, Sidney deixou tudo igual com mais um gol para os Xerentes. Nos minutos finais o time boliviano começa a se desesperar e Almanza é expulso após simular pênalti e reclamar da arbitragem. Logo em seguida, mais um boliviano é expulso por aplicar falta violenta. Mais uma vez o jogo termina empatado e a disputa vai para os pênaltis.
Assim como no jogo, a disputa dos pênaltis foi acirrada. Os dois times marcaram na primeira cobrança e erraram a segunda. Depois marcaram novamente, e só na quinta cobrança os Xerentes conseguiram o 3 x 2 e levaram o título de campeão masculino no futebol do Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Veja no vídeo, o gol do título.
Fonte: G1 Tocantins/fotos - Roberto Castro.

0 comentários:

Postar um comentário