GURUPI VIAJA PARA PARAISO COM FORÇA TOTAL

O elenco do Gurupi segue trabalhando duro visando terminar o 2º turno na primeira colocação do Campeonato Tocantinense 2012, depois da vitória de 4 x 1 no sábado contra o Lobo Guará, os jogadores treinaram na manhã de ontem no estádio Rezendão a onde realizaram um treino recuperativo comandando pelo preparador físico Guilherme Gomes, hoje pela manhã a equipe realizou um trabalho de posicionamento e o tradicional recreativo no mesmo local.
Retornos:                                                          

O zagueiro Wendell e o volante Thiago Campos estão à disposição do técnico Everton Goiano, ambos cumpriram suspensão diante o Guaraí.


Desfalque:
Apenas o atacante Lúcio Bala com um Estiramento Muscular segue no Departamento Médico sob cuidados do Fisioterapeuta Danilo Barbosa e não viaja com o elenco, a última partida do jogador nesse 2º turno foi contra o Interporto no dia 17 de Abril.
Viagem:
A delegação segue de ônibus para Paraíso hoje logo após o jantar, a onde ficará em um hotel da cidade em regime de concentração até momentos antes da partida, depois do jogo no estádio Pereirão, a equipe retorna para a capital da amizade.

Assessoria de Imprensa do Gurupi Esporte Clube/Rogério Rodrigues
Foto/ Rogério Rodrigues
Novo e-mail e MSN: rogeriotvesporte@hotmail.com

Read More

GURUPI GOLEA, E LIDERA O ESTADUAL TOCANTINENSE

Blog Edson Fonseca/    A equipe do Gurupi  Esporte Clube,  conquistou uma boa vitória contra o Guarai  no ultimo sábado, com a vitoria, o camaleão conquista  liderança  e segui vivo em busca do segundo.  A vitória foi construída logo aos 15 minutos do primeiro tempo, com o atacante Everton que  abriu o marcado fazendo Gurupi 1x0 Guarai. O público apesar de pequeno, empurrava o time em busca do segundo gol, que só aconteceu aos 42 minutos do primeiro mais uma vez pelo atacante Everton fazendo Gurupi 2x0  Guarai.  Já no segundo tempo com algumas alterações o Gurupi  chega ao terceiro gol com Romarinho  Gurupi 3x0 Guarai.  Sem contração de peso, e com um elenco deficiente, o Guarai  não mostrava um bom jogo,  diante disso, o Gurupi deitava e rolava.  Apesar de dominar a  partida, o Gurupi  dava alguns espaço, e Maicon já no final do o jogo faz o golzinho de honra do Guarai, diminuindo, Gurupi 3x1 Guarai.  A alegria durou pouco, quatro minutos depois, o Gurupi   balança a rede novamente, com Warley aos 46 minutos do segundo tempo fechando   o caixão do Lobo Guara, dano finais ao jogo Gurupi 4x1 Guarai .

Já em Porto Nacional, a equipe da casa o Inter porto encarou o Tocantins, que vinha de um bom resultado. A partida tinha uma tempero especial, o técnico Carlos Magno que fora dispensado pela diretoria do Inter Porto, voltava a  Porto Nacional, mais defendendo o outro, o lado do Tocantins. Numa partida bastante tumultuada, com reclamações de ambas as partes sobre o arbitro da partida, o Inter porto empatou com o Tocantins em 2x2. Mesmo jogando fora de casa a equipe palmense partiu pra cima e abriu o marcador aos 39 minutos com Diego Indio fazendo Inter porto 0x1 Tocantins. O gol deixou o Inter porto sonolento, e dois minutos depois o Tocantins chega ao segundo gol, com Alexandre. Com dois a zero no placar, seria um resultado importantíssimo para a virada do segundo tempo, mais num vacilo da reta guarda do Tocantins, o Inter porto chega ao seu golzinho através de  Joãozinho aos 45 minutos do primeiro tempo. Já no segundo o Tocantins leva um golpe que não esperava, logo aos 14 minutos, leva o empate, por meio do atleta Wallace que empata o jogo, Inter Porto 2x2 Tocantins.  Após o empate as duas equipes buscaram o terceiro gol, mais o resultado permaneceu ate o apito final do arbitro. Final Inter porto 2x2 Tocantins.

No estádio Mirandão, estádio onde o Colinas vem mandando seus jogos devido a punição, o Colinas segui vivo em busca da conquista do segundo turno. A equipe do técnico Janair Lopes, não tomou conhecimento do já rebaixado Palmas e venceu por 2x0 com os gol de Oliveira aos 14 minutos do segundo tempo e Renatinho aos 36 minutos fechando  o placar do já rebaixado Palmas . Segundo informações a equipe do Colinas o resultado poderia ter sido mais elástico contra o Palmas, se os atacante não perdesse tanto gols, mais a vitoria coloca o Colinas na briga pelo titulo dividindo a liderança com Gurupi, Tocantinopolis perdendo apenas no saldo de gols. Final de jogo, Colinas 2x0 
 Palmas.


  CLASSIFICAÇÃO J PG V E D GP GC SG
1 Gurupi 5 12 4 0 1 10 3 7
2 Tocantinópolis 5 12 4 0 1 11 5 6
3 Colinas 5 12 4 0 1 10 7 3
4 Tocantins 5 7 2 1 2 11 9 2
5 Paraíso 5 6 2 0 3 5 9 -4
6 Interporto 5 5 1 2 2 8 9 -1
7 Guaraí 5 3 1 0 4 10 12 -2
8 Palmas 5 1 0 1 4 2 13 -11



Read More

EM JOGO DE QUATRO EXPULSÕES DUERE VENCE ALIANÇA E SEGUE VIVO NA COPA SUL


Blog Edson Fonseca/  A equipe do Aliança  Esporte Clube  sub 18, perdeu a invencibilidade na tarde de hoje no estádio Ipirangão  em partida em partida válida pela Copa Sul Sub18 realizada pela Leta ( Liga Esportiva Tocantins e Araguaia). O Aliança vinha de duas vitorias e um empate,  a ultima vencida por 4x1 sobre o Alvorada. Já a equipe de Duere Tocantins, Projeto Meinha,  vinha de bom resultado, e pela primeira vez o técnico Alexandre contava com todo elenco, excesso o goleiro que estava do departamento médico.  Já o técnico Vanderlam Lima, não tinha muito o que comemorar, seis desfalques na equipe, era a conta que ele tinha de faze para armar o time.

O jogo: Apesar de um calor infernal, vários torcedores estiveram no estádio o Ipirangão, aproximada 60 torcedores de Aliança e Duere foram conferir e apoiar os novos talentos.  Com a bola rolando,  os primeiros cinco minutos foram de estdudos para ambas as equipes.  Após os 15 minutos iniciais, a equipe do Duere  partiu pra cima, buscando o gol,  sempre com o atacante Raimundo, reforço  vindo da  cidade da Lagoa da Confusão-TO. Em tarde inspirada, Tiago, goleiro do Aliança  começa a destacar no jogo.  Em lance individual, Raimundo vai pela linha de fundo, e cruza, Diogenes, quase marca de cabeça. Já o Aliança tocava a bola e esperava o Duere no seu campo, era visível com seis desfalques a falta de entrosamento do time. O Duere continuou a pressionar, Antonio Jose de fora da área chuta, e mais uma vez Tiago o goleiro do Aliança faz linda defesa.  O Aliança não conseguia encaixar um bom contra a ataque, sempre broqueado pela defesa do adversário. Enquanto isso, a  zaga do Aliança passava apuros com o rápido atleta Raimundo que chuta um foguete a bola pega na trave.  O jogo transcorria tranquilamente, ate que começou aparecer o trio de arbitragem,  errado para os dois lados, deixando a violência aparecer, não deu outra num lance entre o meia Diogenes, e Ian, com principio de confusão, o homem do apito manda mais cedo os dois para o chuveiro, expulsos.  O campo ficou mais aberto, na expulsão os dois técnicos perderam,  pela situação do Aliança, Vanderlam Lima teve que recuar o volante Lucas para zaga,  deixando o meio ainda mais aberto.  O Duere tentou,  tentou mais o gol so ficava no quase... Raimundo, incansável, faz linda jogada dentro da área e chuta, aos 35 minutos, a bola passa rente a trave. O goleiro Wilton que foi improvisado, quase ao trabalhou no primeiro tempo pela equipe de Duere, já  Tiago pelo lado do Aliança, mostrou competência e muita segurança para garantir o empate do primeiro em 0x0. Antes do apito final, a única chance claro de gol do  Aliança, foi através do volante Christian que perdeu cara a cara com o goleiro Wilson que na base da sorte tirou a bola de cima da linha. Já no final do jogo, Italo recebe a bola e chuta, a bola passa rente a trave. Final de primeiro tempo, Aliança 0x0 Duere.


Segundo Tempo:  O segundo tempo,  o Aliança voltou mais organizado  a partida ficou mais equilibrada, o primeiro chute foi por meio do atacante Diego que chutou para fora. A resposta veio logo a seguir com o atacante Raimundo que em bela jogada quase abre o marcador.  Os dois técnicos , Vanderlam Lima pelo Aliança e Alexandre pelo Duere, pareciam que não  vinha agradando com a atuação do trio de arbitragem.  Num lance no meio campo, o capitão Christian do  Aliança perde a cabeça e efetua uma cotovelada no atleta de Duere,  o arbitro não teve dúvida, cartão vermelho direto.  A expulsão animou a equipe do Duere que partiu pra cima, mais a bola não entrava. Num lance bem trabalhado do atacante do Aliança, Almiro, faz linda jogada, e toca para Italo que coloca Bezouro na cara do gol, ele se enrola e perde a chance. Quem não faz leva, no mesmo lance, o rápido atleta Raimundo saiu recebe a bola no meio campo e só para dentro das redes, gol do Duere 1x0 Aliança.  Mesmo com dez o Aliança criava algumas chances,  mas deixava espaços, isso foi fatal. No contra a taque,  Antonio Jose faz 2x0  para o Duere.  Mesmo jogando com nove, os meninos do Aliança buscava o gol, criaram algumas chances, e de tanto insistir em cobrança de falta do meio da rua, a única Gustavo diminui para o Aliança 1x2 Duere.  Daí em diante foi um  perde ganha, Duere tende chance de matar o jogo, o Aliança tendo a chance de empatar. O arbitro ainda achou tempo para expulsar mais um atleta do Duere já no final da partida. Após quatro minutos de acréscimo o homem do apito termina o jogo, vitoria do Duere por 2x1 dano um passo importante para classificação.
Read More

RAYZA SOUZA: DO TOCANTINS PARA IRLANDA DO NORTE

Blog Edson Fonseca/  A tocantinense Rayza Souza, 22 anos jogadora de futebol, considerada melhor  atleta do Tocantins, vive um momento mágico na sua carreira. No Tocantins, Rayza ganhou todos os campeonatos que tinha direito,  conquistou  vários prêmios coletivos e individuais..Ela é  atleta tocantinense com maior participação na Copa do Brasil de futebol feminino. Com passagens no futebol carioca, especialmente na equipe do Botafogo-RJ, Rayza por onde passou semeou sementes positivas, sempre deixando as portas abertas, especialmente no futebol  deixando sua marca de belos gols, lindas jogadas e conquistas. Jogar  no exterior,  é sonho de todo atleta, também não era diferente para Rayza, mas como todos sabem, o futebol feminino no Brasil ainda falta  investimento, estrutura e um campeonato nacional, diante disso,  a dificuldade  cresce ainda mais devido esses fatores. Como existe pessoas  que foram feitas para brilhar, Rayza é uma delas, a atleta que joga na Escolinha do Flamengo de Palmas,  recebeu o convite  pessoalmente do técnico Irlandês  Stephen Hatfield, que trabalha com futebol feminino daquele pais e veio a Palmas conhecer o trabalho da escolinha do flamengo.
No ultimo dia  de visita ele fez o convite a atleta tocantinense. O técnico e amigo da atleta ,Arnaud Psan, também não mediu esforço, para que esse sonho se realizasse.  Viajar para outro país tem um custo alto, Rayza tentou em vários órgão no estado , mais não teve apoio.  A garota da pequena cidade de Peixe-TO,  não desistiu. Através  de  sua cidade natal, por meio da  prefeitura de Peixe-TO, onde é administrada pela prefeita  Neila, Rayza ganhou as passagens e viajou rumo a Irlanda para mostrar o seu futebol.

Adaptação:  Rayza  já está na sua nova equipe, treinou e fez até gol. Como sempre, a maior dificuldade são: o frio e o idioma. Como o futebol é uma língua universal, Rayza vem tirando de letra. Segundo ela revela: “A adaptação ao frio está  sendo bem difícil, mais acho que to me saindo bem. No primeiro treino corri bastante fiz até gol... sempre com apoio e vibração das meninas, incrível, fui bem recebida...são todas bem unidas, uma torcendo pela outra, já me sinto totalmente a vontade e em casa, revelou Raiza ao Blog Edson Fonseca. A atleta tocantinense atua no Loughgall Lakers,  juntamente com as jogadoras Rebecca, Laura, Emma, Phillipa, Dani, Amanda e Lisa, dentre outras que compõe o elenco. A ida de Rayza para o futebol Irlandês mostrou que o futebol é um instrumento sem fronteiras, especialmente no futebol feminino que tanto precisa de apoio, parabéns ao técnico Stephen Hatfield que com sua atitude fez com que um sonho fosse realizado, e a todos que de um modo direto ou indireto contribuíram para a ida de Rayza para o futebol Irlandês. 
 

RAYZA SOUZA:  FROM TOCANTINS TO NORTHERN IRELAND

Blog Edson Fonseca/
Rayza Souza from Tocantins, 22 years old, soccer player, considered the best athlete of the Tocantins, lives a magical moment in your career. In the Tocantins, Rayza won all the championships, won collective and individual awards. She is an athlete with the highest participation in Tocantins Brazil Cup women's soccer. With passages in Carioca soccer, especially in team Botafogo-RJ, leaving her mark with beautiful goals,  moves and achievements. Playing abroad is dream of every athlete, was not different for Rayza, but as everyone knows, women's football in Brazil still lack investment structure and a national championship, ahead of this, the difficulty increases even more because these factors. As there are people who were made to shine, Rayza is one of them, the athlete who plays football  in the Flamengo of Palmas - TO ,  received the invitation of the Irish coach Stephen Hatfield, who works with women's football that country and came to know the work of Flamengo of Palmas - TO. On the last day of the visit he made the invitation to an athlete Tocantins. The coach and friend of the athlete, Arnaud Psan, helped  her with her dream. Travelling to another country is expensive, Rayza tried in several organ in the state, had no more support. The girl in the small town of Peixe-TO, did not give up. Through his hometown  the city of Peixe-TO, which is administered by Mayor Neila, Rayza won the tickets and traveled towards Ireland to show her football.


Adaptation: Rayza is already on her new team, trained and made up goal. As always, the biggest difficulty are: cold and language. As football is a universal language. According to her reveals, "The cold adaptation is hard , but I think myself doing well. In the first workout I ran and made goal ... always support and vibration of the girls, amazing, I was well received ... are all well together, rooting for one another, I feel totally comfortable and at home, revealed Raiza the Edson Blog Fonseca. The athlete from Tocantins plays soccer  in Loughgall Lakerswith players Rebecca, Laura, Emma, Phillipa, Dani, Amanda and Lisa, and others that make up the cast. The departure of Rayza for Irish football showed that football is an instrument without borders, especially in women's football that  need support, congratulations to coach Stephen Hatfield with his attitude that has made a dream was realized.






Read More

VOLANTE DO GURUPI AMEAÇA CRONISTA ESPORTIVO

Gil Correa/    No treino de ontem do Gurupi Esporte Clube, o volante Urânio agrediu com palavras de baixo calão e com ameaças de agressão física, o cronista esportivo, repórter da Sil TV Esportes, Alessandro Pires, que estava no local fazendo a cobertura diária do clube gurupiense. Segundo Alessandro Pires, ele e Urânio sempre tiveram uma relação cordial. "Tinha uma boa amizade com o Urânio, mas ontem fui até brincar com ele como sempre fiz e ele de maneira estranha começou a me xingar e ainda dizer que iria me agredir, que eu não gostava dele desde 2009, enfim, coisas que não condizem com a situação. Achei que tinha um amigo, mas torço para que o jogador siga a sua carreira, ele que é um dos jogadores mais regulares da equipe nesta temporada, ao lado do Santos e do Lúcio, mas estranhei a atitude dele.', explicou o cronista. Diante do fato e sentindo-se ameaçado de ações futuras do atleta, o cronista fez um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.
Alessandro Pires, que além de repórter é comentarista esportivo, acredita que alguma coisa pessoal está acontecendo com o atleta. "Na condição de comentarista eu analiso com base nas atuações e nas partidas realizadas. Não gostar de algum possível comentário que tenha feito, é normal, mas daí partir para agressões verbais e possíveis ameaças de agressões físicas, muda toda a configuração da história. E o detalhe que se fiz algum comentário em anos anteriores nem me lembro mais, mas neste ano o Urânio sempre foi motivo de elogios, pela postura, garra, determinação e superação dentro de campo. Então fiquei sem entender a ação  dele ontem no treino", finalizou o cronista. A Associação dos Cronistas Esportivos disse que vai enviar um ofício repudiando a atitude do atleta e ao mesmo tempo apurar os fatos. Segundo o diretor jurídico da Aceto, a entidade tem por dever assegurar toda a atenção ao seu filiado, mas que a situação vai ser apurada porque infelizmente vários casos estão acontecendo com ameaças veladas aos profissionais da imprensa por dirigentes esportivos de clubes e entidades, que estão tentando intimidar e cercear a liberdade de imprensa e o trabalho dos cronistas. "Não estamos e não somos coniventes com eventuais erros de colegas cronistas, com quem estamos nos reunindo periodicamente para harmonizar e uniformar os trabalhos dos colegas. Mas também não podemos sob hipótese alguma aceitar ameaças, perseguições e agressões a nenhum colega, seja associado ou não à entidade", ressaltou Breno Mário.


Read More

EDSON MESQUINI MOSTRA COMPETENCIA E TRABALHO NO COLINAS

Blog Edson Fonseca/
Um bom time começa por um bom goleiro, certo? Sim, mais para se ter um bom goleiro, é fundamental contar com um ótimo treinador de goleiro. O goleiro é o primeiro a chegar, e o ultimo a sair, mais sempre esta lá, juntamente com seu fiel escudeiro. O treinador de goleiro, basicamente é pai, amigo, psicólogo, irmão... enfim, esta nas horas de alegria e tristeza. A equipe do Colinas  Esporte Clube, consertou o erro e trouxe o experiente e competente Edson Mesquini, com passagem em diversas equipes goiana e tocantinense. Mesquini tem no seu vasto currículo varias cursos e qualificação com profissionais de renome do futebol brasileiro.

 Edson Mesquini vem mostrando uma maneira diferenciada de trabalho, segundo Mesquini, a ida de Janair Lopes também para o Colinas, foi fundamental para o sucesso da equipe que briga para conquistar o segundo turno. “ Janair Lopes é um profissional de grande capacidade, ético e competente, estou muito feliz de estar trabalhando com ele”, acrescentou  Mesquini. Amigo, dedicado, e de grupo, são alguns ingredientes que cativaram os atletas, diretores e torcedores do Colinas, para se ter um bom relacionamento e preciso além de trabalho, uma integração social interagida, isso Mesquini já conseguiu com todos. Já nas quatro linhas, a disputa pela vaga titular do time segue com respeito e trabalho para com os goleiros do  Colinas.  Após um primeiro turno de desconfiança, a equipe com essa nova comissão técnica vem mostrando trabalho, diante disso o Colinas já pensa em título, mais tudo isso é devido o profissionalismo da comissão técnica e dos jogadores que enfim, encontraram tranqüilidade para trabalhar e alguém para dar o suporte necessário, com trabalho, respeito, e valorização. 


Read More

CASO ARAGUAINA ESTA SENDO EMPURRADO COM A BARRIGA


Advogado do clube, Osvaldo Sestário disse não ver razão para o STJD decidir julgar a questão só no dia 10 de maio
Reinaldo de Jesus Cisterna/

Apesar de o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato Machado, ter nomeado o relator Virgílio Augusto da Costa Val, conhecido no meio jurídico esportivo como Virgílio Val, o caso do Araguaína só deve ser definido no dia 10 de maio, perto da 1ª rodada do início dos Brasileiros da Série C e D, respectivamente. A informação foi repassada pelo advogado que cuida do caso do Araguaína, Osvaldo Sestário. O time tocantinense tenta reaver a vaga no Brasileiro Série C.Sestário deu entrada no STJD com um mandado de garantia com pedido de liminar, questionando o acordo extrajudicial que substitui a sentença do Pleno do STJD que tirou o Rio Branco (AC) da segunda fase e ainda o rebaixou para a Série D, em 2012. Só que o mandado de garantia foi dado entrada no dia 19 de março e passados quase 40 dias o processo ainda não foi julgado. Segundo Sestário, Machado já despachou o processo para a Procuradoria há uma semana e estranha que até agora não foi dado entrada na pauta de julgamento do Pleno. "Estou chateado com a situação. O caso está numa morosidade pouco usual em se tratando de mandado de garantia. Infelizmente estão empurrando com a barriga. E isso é ruim", ressaltou o advogado dizendo que os prazos já estão todos esgotados, apesar de ter a informação de que a definição do caso só entrará em pauta no dia 10 de maio, e não no dia 3, como seria o normal.DerrotaQuestionado se o Araguaína perder o julgamento e ter que disputar a Série D, qual seria a atitude da diretoria do Araguaína, Sestário informou que os dirigentes do Tourão do Norte pretendem ir até as últimas instâncias. "Não estamos pensando nesta possibilidade, mas se isso vier a ocorrer, acho que a diretoria do Araguaína não vai dar sossego à CBF e ao STJD", revelou o advogado.BrasileiroA diretoria do Araguaína não sabe se o clube disputará a Série C ou D, competições que estão previstas para começar no dia 27 de maio. A Série C será disputada por 20 clubes, entre 27 de maio e 4 de novembro. Já a Série D será disputada entre 27 de maio a 30 de setembro com a participação de 40 equipes.saiba maisEntenda o casoNo primeiro julgamento, em outubro do ano passado, o Rio Branco (AC) já havia sido excluído do Brasileiro da Série C por ter entrado na Justiça Comum para obter a liberação do seu estádio, o Arena da Floresta, sem esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva. Com a punição, o time acreano caiu para o quinto lugar, o que garantiu a permanência do Araguaína, quarto colocado, na Série C deste ano. Ocorre que, segundo a CBF, o time acreano retirou a ação na Justiça Comum, e a entidade decidiu manter os pontos conquistados na primeira fase, retirando apenas os obtidos na segunda fase. Com a decisão, o Rio Branco recuperou os 16 pontos, fazendo com que o time tocantinense, que terminou com apenas um ponto, fosse rebaixado para o Brasileiro da Série D.
Reinaldo de Jesus Cisterna - JTO

Read More

NO TOCANTINS, MÉSSIAS...NO SANTOS MARANHÃO... EX- JOGADOR DO GURUPI VEM SENDO DESTAQUE NO SANTOS FUTEBOL CLUBE

Blog Edsoon Fonseca/
O ditado é certo: O futebol é uma caixinha de supressa! A frase é real, o futebol é imprecidivel, as vezes correto, as vezes ingrato, mas o segredo da paixão dessa modalidade é essa essência de altenar alto e baixo. Manoel Messias Barbosa da Silva,  mais conhecido no Tocantins, como "Messias" e no cenário nacional "Maranhão",  que o diga, garoto simples, natural de Codó do Maranhão, começou a dar seus primeiros passos aqui no Tocantins, na equipe do Gurupi Esporte Clube. Dai em diante, Maranhão como é conhecido no futebol hoje, começou a mostrar o seu futebol. Chegou a São Paulo em 2007, para atuar no Bragantino mas, aonde obteve maior destaque, foi no Guarani quando subiu duas divisões de campeonato nacional, chegando a Série A de 2010. No ano de 2010, foi contratado pelo Santos. Ao final do ano Maranhão havia sido anunciado como reforço do Avaí. Porém, o clube catarinense desistiu de contar com o lateral após não conseguir acertar os valores dos salários com o jogador. No início de 2011, foi apresentado como reforço do Coritiba.  A ida para o Santos foi devido grandes atuações no Guarani Esporte Clube que o atleta despertou o interesse do Santos Futebol Clube. Após várias tentativas, o Santos enfim adquiri o passe do atleta que logo e emprestado para adquirir experiencia. No Coritiba fez um grande campeonato, após indas e vindas, enfim,  Maranhão/Messias, ganha sua chance com o renomado técnico Muricy Ramalho. No ultimo final de semana, o atleta fez um dos gols da vitoria do São Paulo por 2x0 contra o Mogi Mirim.  Escalado para jogar contra o Boliva na altitude, Maranhão/Messias não decepcionou, fez um dos gols da partida, onde o Santos perdeu por 2x1 para o Boliva, numa partida onde houve de tudo, catimba, reclamação, erro de arbitragem, perseguição e ate "agreção" dos torcedores arremessando objetos dentro de campo. O gol de Maranhão pode ter sido o gol da classificação do Santos que so precisa vencer por um gol de diferença jogando na baixada. Para quem estava praticamente fora dos planos, ou poderia ser emprestado, e em dois jogos mais importante do ano entra e faz dois gols importante, podemos dizer que a frase acima citada, que o futebol é uma caixinha de supressa, realmente é correta, o futebol simplismente é uma caixinha de supressa, que as vezes traz alegria ou tristeza, no caso de Maranhão, só alegria.
Read More

COLINAS VENCE INTER PORTO E ENTRA NA BRIGA PELO SEGUNDO TURNO

Blog Edson Fonseca/
Sem o apoio do seu torcedor, e jogando em campo neutro,  no estádio Mirandão em Araguaina-TO, devido a punição efetuada pela  FTF, a equipe do Colinas Esporte Clube do técnico Janair Lopes não que segui firme rumo a conquista do segundo turno do tocantinense.  O Colinas  que vinha de vitoria contra o Guarai fora de casa, por 3x2 sabia da importância do jogo, era uma partida de três pontos.  Já em campo, o técnico Janair Lopes contava com que tinha de melhor, ou seja, todos os atletas a sua disposição. Lopes montou uma equipe pra vencer o adversário e a tática deu certo. O jogo mal tinha começado, e logo aos 5 minutos,  Andre Luiz abre o marcador para o Colinas, fazendo 1x0. Sem torcida só ouviu os gritos dos atletas e comissão técnica da equipe colinense. O jogo seguiu equilibrado, quanto Colinas, quanto Inter porto buscava a vitoria, mas quem virou o jogo foi a equipe Colinense  através de Oliveira fazendo Colinas 2x1 Interporto.  O primeiro  tempo termina  com a vitoria parcial do Colinas. Já no segundo tempo, a equipe manteve a pegada e não demorou muito, aos  14 minutos, a equipe faz o seu 3º gol, mais uma vez ele, Oliveira balança as redes, Colinas 3x1 Interporto. O gol tranqüilizou a  equipe, o Inter porto tentou diminui, a equipe tentou diminui, de tanto tentar, conseguiu seu golzinho, aos 39 minutos, Pericles  que estreava pela equipe portuense faz seu gol, Colinas 3x2 Inter porto. Daí em diante a equipe do Colinas manteve a segurança e atrás e so esperou o apito final, a vitoria colocou a equipe na vice liderança do estadual tocantinense. 

Ja na partida entre Tocantins Esporte Clube x Palmas, a equipe do Tocantins, afundou o já rebaixado Palmas vencendo por 5x0, destaque para o atacante Negreiros, ex- Flamengo-RJ que marcou dois gols. 


O Guarai Esporte Clube depois de três derrotas seguidas, goleou o Paraiso por 5x1. 

Em Gurupi-TO, a equipe da casa reviveu a final do primeiro turno, e mostrou força vencendo o TEC por 2x0 chegando a nove pontos, entrando de vez na briga pelo titulo do segundo turno.
Edson Fonseca

CLUBE PG JG
1 Tocantinópolis 9 4
2 Gurupi 9 4
3 Colinas 9 4
4 Tocantins 6 4
5 Paraíso 6 4
6 Interporto 4 4
7 Guaraí 3 4
8 Palmas 1 4



Read More

O QUADRO VOCE SABIA? COM ÉLCIO DIAS


O Blog Edson Fonseca tem a honra de publicar abaixo esse momento grandioso do futebol tocantiense, por meio do grande jornalista e amigo Elcio Dias.... As imagens falam mais do que palavras....o Quadro Voce Sabia traz a voce esse momento lindo e especial do nosso futebol...
Por Elcio Dias/

Essa é uma "foto memória" do futebol tocantinense... Em cena o primeiro atleta profissional do estado, Rainel Barbosa, assistindo ao atacante do Atlético Goianiense, comemorar um gol, em um jogo amistoso contra o Tocantins de Miracema em comemoração ao aniversário da Cidade. A partida aconteceu no Estádio Castanheirão...
Read More

COM JONAIR LOPES COLINAS JA PENSA EM CONQUISTAR O 2º TURNO

Blog Edson Fonseca/
Após indecisão na escolha do técnico, enfim a diretoria do Colinas Esporte Clube consertou um erro que havia cometido na demissão de Joacir Moura, antes mesmo de iniciar os trabalhos. Os diretores do Colinas não pensaram duas vezes, contrataram um dos melhores técnicos do Tocantins, Jonair Lopes, que estava sem clube desde o desligamento do Tocantins. Lopes recebeu várias propostas mais achou melhor pensar antes de tomar uma decisão. Após essa análise, ele acertou com o Colinas, e vem mostrando trabalho, a equipe entrou de vez na briga pelo segundo turno após a vitória contra o Guarai Esporte Clube por 3x2 fora de casa num jogo emocionante. Jonair Lopes é um técnico que trabalhar com transparência, fala a lingua do jogador, a final esteve la dentro e sabe os caminhos dos boleiros. Com ele joga quem  está bem, nome não ganha jogo, diante disso, foi uma decisão acertada da diretoria do Colinas. O erro é humano, o que não pode e continuar no erro, diz uma frase. A motivação está de volta e as esperanças do torcedor e do povo colinense é que a equipe possa continuar jogando com  garra e luta como vem fazendo. Lopes pode ate nao ser campeão ou não classificar a equipe, mais de uma coisa podemos ter certeza, o Colinas já é outra equipe, taticamente, técnicamente e especialemente espiritualmente, mais focado no objetivo. Se a diretoria manter as condições de trabalho que foi oferecida ao técnico, não temos duvida que Joanair Lopes vai levar o Colinas a voos mais altos, pois o Colinas é uma equi
Read More

CADE A VERBA? CLUBES ESPERAM POSIÇÃO


GOVERNO DO ESTADO: SEM POSIÇÃO!
Sem posição do repasse para os clubes, e assim que continua o Governo do Estado, faltando apenas quatro rodadas para o fim do Campeonato Tocantinense da Série A, os clubes que teriam aceitado uma possível parceria com o governo do estado, ainda não tiveram alguma resposta sobre o valor do dinheiro, que seria para as despesas da competição de 2012 da séria A.Como funcionaria esta possível parceria? Os clubes teriam que colocar o brasão do estado nos uniformes das equipes e comissão técnica, e receberiam um apoio do Governo em um valor “X”, foram feitas alguma reuniões com os presidentes dos clubes, mas nada foi definido, segundo informações e que o Secretario da Juventude e Esporte estaria repassando o que foi discutido para o Governador. Mas isto já tem mais de 30 dias deste que aconteceu a ultima reunião, assim segue hoje (24/05) o inicio da quarta rodada do Tocantinense, restando apenas mais três rodadas para o fim da competição, e os clubes cumpriram com sua parte na parceria, pois ambos receberam um oficio circular/FTF/006/12 que cita uma parceria do Governo do Estado juntamente aos Clubes.

Credito foto/divulgação/ Guarai Esportes.
Read More

ZAGUEIRO ANDERSON CRISTO É O NOVO REFORÇO DO GURUPI

Campeão em 2010 e 2011 vestindo a camisa do Gurupi no Campeonato Tocantinense o zagueiro Anderson Cristo está de volta, o jogador apresentou ao clube na tarde de ontem na capital, o zagueiro estava defendendo as cores do Penarol-AM onde foi peça fundamental na classificação para a segunda-fase da Copa do Brasil em cima do Santa Cruz-PE no Arruda. As boas atuações do atleta no Camaleão do Sul e o carinho que ele tem com a diretoria e torcedores foi essencial para sua volta, “ Estou feliz aqui no Gurupi, me sinto em casa, espero somar para podemos conquistar esse 2º turno, para depois pesarmos na Série D”, frisou Cristo. O presidente Wilson Castilho garantiu que o clube contratou um jogador importante para os próximos jogos e competições, “ Ele já demonstrou dentro e fora de campo que é um grande profissional, por isso optamos pela volta dele, vamos reforçar mais, porque os adversários estão se reforçando”, afirmou Castilho.

Fonte: Rogério Rodrigues - Assessoria


Read More

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO FAZ O TOCANTINOPOLIS DESTACAR NO TOCANTINENSE 2012



Blog Edson Fonseca/

Na foto o jovem treinador Neto sendo entrevisado pela Radio Aliança FM/



hoje   pra voce ter uma ideia, trabalhar   no amador é complicado  também,  e futebol profissional você tem ali  empregados, você tem que tratar o jogador como um  trabalhador  seu, você não pode pensar assim, vou contratar o jogador depois vejo como pago, mais não é assim, você precisa ter planejamento, para poder executar no campeonato” Salim Milhomes em entrevista ao Blog Edson Fonseca no dia 06 de a Abril de 2012.

Com essas palavras podemos dizer que muitos diretores de equipes tocantinenses ainda não caíram na real. Todos nos sabemos que o futebol tocantinense vem tentando se estabelecer no cenário profissional,  tudo isso devido maus planejamentos  ou nenhum planejamento para adentrar numa competição. Diferente disso, vamos  citar como exemplo, a equipe do TEC, (Tocantinopolis Esporte Clube), que é comandado pelo presidente Salim Milhomes, vem realizando um grande campeonato, dentro e fora das quatro linhas. Salim, que é um conhecedor de futebol, vem usando uma simples receita, contrações certas, valorização a base e pagamento em dia, são alguns fatores fundamentais para o crescimento da equipe.  O TEC não é líder por acaso, um bom trabalho fora de campo também reflete dentro. Enquanto agente ver equipes como o Palmas  tentando sair do buraco, ainda podemos sonhar que um dia os diretores tocantinenses possam realmente se organizar, pois a maioria não estar preparado para administrar uma equipe de futebol. O tocantinópolis pode ate não ganhar o campeonato, mas vai deixar um exemplo de gestão equilibrada e eficiente. Já dentro das quatro linha temos  que valorizar o trabalho do técnico Neto, que  vem mostrando, “Santo de Casa” faz milagre sim!!! Basta acreditar e dar condições para os profissionais trabalhar. Neto é de uma geração de técnicos que já é realidade do estado, só de estar treinando uma equipe de ponta como o TEC , já mostra o quanto esse jovem treinador tem potencial para lidar com as adversidades, alegrias e tristezas. Que outras equipes do estado pegue como exemplo a política do TEC, pois, para gerar o futebol, e preciso uma sintonia dentro e fora de campo. 
Read More

COM PLACAR MAGRO GURUPI VENCE PALMAS E SEGUE EM 3º NO TOCANTINENSE

Blog Edson Fonseca/
Os fanaticos torcedores de Palmas e Gurupi devem sentir saudades do tempo em que as duas equipes proporcionavam grandes jogos, a rivalidade era tão grande que ultrapassava as quatro linhas.... Mais todo esse gramor acabou, não pelo Gurupi,  que continua sendo uma das melhores equipes do estado, atual campeão, vencedor do primeiro turno e favorito ao segundo. Ja em relação ao Palmas, só tem uma palavra para definir, falta de profissionalismo, em todos os sentidos, isso não vem de agora, mais de longo data. Deixando de lado as comparações, pois seria convordia comparar o Gurupi com o Palmas de hoje, as duas equipes entraram em campo no estádio Nilton Santos, poucos torcedores estiveram presente. Num jogo fraco e com poucas emoções, quem salvou a pátria foi o atacante Herder que balançou as redes aos 48 minutos do primeiro tempo, fazendo Palmas 0x1 Gurupi. Quem pensou que no segundo tempo seria diferente se enganou, o resultado permaneceu ate o final, quem ficou na pior mais uma vez foi o Palmas que segue o seu calvario rumo a segunda divisão. Confere a classifição após três rodada do tocantinense.

1 Tocantinópolis 9  3 jogos.  
2 Paraíso 6            3
3 Gurupi 6             3
4 Colinas 6            3
5 Interporto 4        3
6 Tocantins 3         3
7 Palmas 1             3
8 Guaraí 0             3 

Read More

COPA SUL SUB 18: ALIANÇA GOLEA ALVORADA E SEGUE INVICTO NA COMPETIÇÃO

Blog Edson Fonseca/
A equipe do Aliança Esporte Clube sub 18, mais uma vez mostrou porque estar firme no objetivo de conquistar a Copa Sul sub18 versão de 2012. Após uma estreia em casa contra a equipe da Afagu em 2x2 onde gerou desconfiaça no torcedor, os meninos mostraram que a estreia não demonstavam o pontecial da equipe. Durante toda a semana, o Aliança so pensava numa coisa, conquistar um bom resultado na rodada seguinte. Esse resultado aconteceu fora de casa, na cidade de Araguaçu-TO, contra o Bocadão que na estreia havia vencido o Alvorada por 5 a 1. Com uma atuação perfeita, os meninos de Aliança não tomaram conhecimento e venceu o Bocadão da cidade de Araguaçu por 3x1 de virada, conquistando a primeira vitoria na competição. Já no ultimo sabado, a vítima foi a equipe de Alvorada, mesmo jogando em casa, o Alvorada Esporte Clube, não conseguiu mostrar o futebol que o torcedor esperava, e perde mais uma de goleada. A equipe ate que começou bem, mais era visivel a superioridade dos aliancenses que após abrir o marcador com o volante Christin abriu  a porteira e venceu por 4x1 com facilidade. João Paulo mais uma vez deixou sua marca.  Para o tecnico Vanderlam Lima, os meninos estão assimilando o planejamento dos treinamentos, estamos no caminho certo, mais ainda nao ganhamos, nada, temos muito que melhorar ainda, acrescentou Lima.  Com a vitoria a equipe aliancense segue invicta no certame com sete pontos. Agora após jogar duas partidas fora, e conquistar duas vitórias, os meninos de Aliança na proxima rodada jogam em casa diante do seu torcedor, as esperanças é que as atuações fora de casa possam ser repetidas no Ipirangão, a casa do Aliança, a casa do Leão do Sul.
Read More

TEC GOLEIA O TOCANTINS, E GUARAI PERDE A 3º SEGUIDA



A goleada em cima do Tocantins por 4 a 2 neste sábado, deixou o Tocantinópolis mais líder do Campeonato Tocantinense, com nove pontos e 100% de aproveitamento neste segundo turno. Nos outros jogos, o Guaraí perdeu em casa para o Colinas por 3 x 2 e segue 100% negativo e o Paraíso passou pelo Interporto, chegando a segunda colocação com seis pontos.

 Confira! 

»

Na vitória do Tocantinópolis sobre o o Tocantins, a partida aconteceu no estádio Nilton Santos, em Palmas. Já os donos da casa ficaram em situação bastante complicada na competição, pois o clube está brigando para não cair. E com a derrota caiu para penúltima colocação, com três pontos no segundo turno e no geral soma apenas nove.Na próxima rodada, o Tocantins encara o lanterna Palmas. E o Tocantinópolis joga novamente fora de casa contra o atual campeão do 1º turno, o Gurupi. Estes dois jogos vão acontecer na próxima quarta-feira, às 20h15.
O Guaraí voltou a perder no Tocantinense. Desta vez para o Colinas por 3 a 2, em seus domínios. Com este resultado, segue segurando a lanterna sem nenhum ponto. Já o Colinas está em terceiro com seis pontos. Na próxima rodada, o Guaraí recebe o Paraíso, no Delfinão, na terça-feira, às 16 horas. E o Colinas joga na cidade de Araguaína contra o Interporto, no mesmo horário e data.
Com gol do zagueiro Vivaldo, aos oito minutos do segundo, cobrando pênalti, o Paraíso venceu o Interporto por 1 a 0, na noite de sábado, no Estádio Pereirão. Na próxima rodada, o Paraíso vai até a cidade de Guaraí enfrentar o Guaraí, às 16 horas, no Estádio Delfinão. E o Interporto no mesmo dia segue para a cidade de Araguaína, onde enfrentará o Colinas, no Estádio Mirandão.
Continua
O Palmas tem uma missão quase impossível neste domingo contra o Gurupi, às 17 horas, no Estádio Nilton Santos, na Capital. Pior time do Estadual somando as duas fases com apenas um ponto em oito jogos, o Tricolor da Capital precisa vencer o Camaleão do Sul para seguir respirando no campeonato e sonhando em sair da zona da degola. Já o Gurupi precisa da vitória para seguir na briga da conquista do segundo turno.
Confira os jogos da terceira rodada
Sábado
Guaraí 2 x 3 Colinas
Tocantins 2 x 4 Tocantinópolis
Paraíso 1 x 0 Interporto

Alo Esporte.
Read More

HERMES LEAL COMANDARÁ O JOGO ENTRE PARAISO X INTER PORTO

Blog Edson Fonseca/



A Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), presidida por Gasparino Bezerra sorteou as escalas dos árbitros que irão trabalhar na rodada do tocantinense que começa nesse sabado, dia 21 de Abril. A novidade é o arbitro Hermes Leal da pequena cidade de Duere-TO, que vai comandar a partida entre Paraiso x Inter Porto. Leal não vinha tendo muita sorte nos sorteios da Federação, sempre vinha atuando como 4° arbitro. A confere os árbitros que  comandaram as partidas abaixo.










Sábado - dia 21

Guaraí x Colinas
Árbitro: Luciano Santos
Assistentes:Weudes Rocha e Francisco Alves
Quarto Árbitro:Erivan Pereira
Local: Estádio Delfinão
Horário: 16h

Tocantins x Tocantinópolis


Árbitro: Alisson Furtado
Assistentes: Gilvan Cavalcante e Gilmar Ferreira
Quarto Árbitro: Jânio Pires
Local: Estádio Nilton Santos
Horário: 17h

Paraíso x Interporto


Árbitro: Hermes Leal
Assistentes: Wagner Alves e Natal Jr.
Quarto Árbitro: Francisco Leone
Local: Estádio Pereirão
Horário:18h30

Domingo - dia 22

Palmas x Gurupi


Árbitro: Fernando Gomes
Assistentes: Francisco Casimiro e Robson Bezerra
Quarto Árbitro:Neto Florentino
Local:Estádio Nilton Santos
Horário: 17h
Read More

LÚCIO BALA: UMA HISTORIA DE CONQUISTAS


Blog Edson Fonseca/ 

Lúcio Pereira da Silva, mais conhecido como Lúcio ou Lúcio Bala (Alvorada14 de janeiro de 1975), é um futebolista brasileiro, atacante que jogou no  GoiásFlamengoSantosSportFortalezaAtlético-MG, Ceará dentre outros.

                                                                                  Carreira
Lucio iniciou sua carreira na equipe do Alvorada  Esporte Clube, uma pequena cidade do Tocantins, onde o atleta sempre faz questão de divulgar.  Desde o inicio aquele menino franzino era destaque no meio dos companheiros. Era um talento diferenciado. O tempo passou e aquele menino cresceu, foi buscar vôos mais altos. Naquela época não era como hoje, um jogador para atuar numa equipe grande,  as dificuldades eram maiores. Mais Lucio quebrou todas as barreiras e consegui provar que tinha condição para jogar numa equipe de ponta do futebol brasileiro. No cenário nacional,    Lúcio apareceu no futebol brasileiro durante o Campeonato Brasileiro de 96, quando foi uma peça fundamental para a brilhante campanha do Goiás, que acabou terminando a competição em 4º lugar. 
Flamengo logo apostou no potencial do jogador e trouxe Lúcio para o clube em 1997. Contudo, o rendimento de Lúcio no Flamengo não correspondeu ao do grande atacante do Brasileirão de 96. A passagem de Lúcio pelo Flamengo o tornou protagonista de um episódio da série de documentários Futebol.O jogador não se transformou no artilheiro que a diretoria esperava e passou a ser constantemente vaiado pela torcida. O resultado foi o empréstimo do jogador para o  Santos.
No início de 2000, Lúcio voltou a atuar pelo Flamengo, entretanto, seis meses mais tarde, o jogador era definitivamente dispensado para a Portuguesa.
Nos anos que se seguiram, Lúcio continuou não conseguindo se firmar em nenhum clube, chegando inclusive a atuar por equipes daCoréia do Sul e do Kuwait. Parecia ser o fim de uma carreira, que um dia já havia sido promissora.
Então, atuando pelo Fortaleza, o jogador voltou a ter boas atuações no Campeonato Brasileiro de 2006 e, apesar do rebaixamento de seu clube, foi muito elogiado pela imprensa. Na temporada seguinte, já com 32 anos de idade, acertou sua transferência para o Atlético-MG. No segundo semestre de 2010, o jogador fecha contrato com o Paysandu, para a disputa da série C.
No começo de 2011, Lúcio Bala fechou com a Caldense,  achou  melhor rescindir o contrato e acertar com oGurupi Esporte Clube.
Lúcio acertou com  o Gurupi  para a disputa do Campeonato Tocantinense de 2011.  Ele chegou já no final do campeanto,  mais foi fundamental para a conquista do Gurupi Esporte Clube, de quebra Lucio Bala foi eleito o craque do campeonato.  
Humildade: Apesar de ser uma atleta como diz a linguagem do futebol, já rodado, Lucio ainda matem  a sua humildade desde os tempo de  Alvorada -TO,  ele faz questão nas horas de folgas, reuni  os amigos para bater uma bolinha e matar a saudade. Já no campeonato estadual de  2012, Lucio Bala vem sendo o destaque  no certame com atuações  implacáveis.
Condição Física: Devido ter se cuidado durante toda sua carreira, hoje o atleta se dar o luxo de ser comparado com  um garoto de 18 anos, mais isso foi muita responsabilidade e dedicação no inicio da carreira, sem duvida Lucio Bala ainda tem  pelo menos  4 anos de futebol ainda pela frente, e jogando em boa forma.  Atualmente ele ta jogando no Gurupi Esporte Clube, onde é capital e o cérebro do time.


Exemplo: Para voces jovens atletas, espelham em jogadores vitoriosos dentro e fora de campo, pega como exemplo um craque prata da casa, não precisa ir muito longe, Lúcio Bala é exemplo vivo que todos podem crescer na vida, independente  de raça, cor, ou credo religioso.

Títulos
Goiás    Campeonato Goiano: 1996

Santos    Copa Conmebol : 1998

Flamengo    Campeonato Carioca: 2000       Taça Rio: 2000    Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais: 1997

Fortaleza    Campeonato Cearense: 2005

Atlético-MG    Campeonato Mineiro: 2007

Gurupi : Campeonato Tocantinense : 2011 sendo eleito craque do campeonato.



Lúcio Bala 
Informações pessoais
Nome completoLucio Pereira da Silva
Data de nasc.14 de janeiro de 1975 (37 anos)
Local de nasc.Alvorada (TO) Brasil
Altura1,77 m
Peso66 Kg
ApelidoLúcio Bala
Informações profissionais
Clube atualBrasil Catanduvense
PosiçãoMeio-Campo
Clubes profissionais
AnosClubesJogos (golos)
1995–1996
1997–1998
1998–1999
2000
2000
2001
2002
2003–2004
2004
2004
2005
2005
2006
2006
2007
2008
2009
2009
2010
2011
2011
2012–
Brasil Goiás
Brasil Flamengo
Brasil Santos
Brasil Flamengo
Brasil Portuguesa
Brasil Botafogo
Brasil Guarani
Coreia do Sul Ulsan Hyundai
Brasil Fortaleza
México Chiapas
Brasil Sport Recife
Brasil Fortaleza
Kuwait Al-Qadissiyah
Brasil Fortaleza
Brasil Atlético Mineiro
Brasil Ceará
Brasil CRB
Brasil Bragantino
Brasil Paysandu
Brasil Caldense
Brasil Gurupi
Brasil Catanduvense/Gurupi<br

90(20)

27(
Read More